Direito, perguntado por tryagain2, 1 ano atrás

QUESTÃO 01

Estudando o tema do planejamento tributário, Flávia Castro afirma que "ninguém se organiza para pagar mais impostos. No mercado competitivo das modernas relações empresariais, o processo de planejamento, como um todo, passou a ser necessidade básica. O planejamento tributário insere-se em um procedimento amplo e geral que deve preceder a qualquer novo negócio ou alteração de rumo no mundo empresarial. Ele objetiva o que qualquer outro planejamento visa: a eficiência, em termos de dispêndio com tributos significará sempre pagar menos, dentro dos limites da lei".

É correto afirmar que os conceitos de evasão e elisão fiscal, pode ser resumida em:

Escolha uma:

a. evasão e elisão fiscal são sinônimos e, a depender do tributo, admite uma ou outra denominação.

b. a elisão fiscal se equivale à uma economia lícita de tributos, enquanto à evasão fiscal, ao contrário, consiste em prática que corresponde à sonegação ou fraude por parte do contribuinte. >>> Correto <<<<

c. a evasão fiscal se equivale à uma economia lícita de tributos, enquanto a elisão fiscal, ao contrário, consiste em prática que corresponde à sonegação ou fraude por parte do contribuinte.

d. a elisão fiscal se equivale à um crime tributário, enquanto a evasão fiscal, ao contrário, consiste em ilícito civil por parte do contribuinte.

e. a evasão fiscal se equivale à um crime tributário, enquanto a elisão fiscal, ao contrário, consiste em ilícito civil por parte do contribuinte.
***************************************************************************************

QUESTÃO 02

Leciona Hugo de Brito Machado que "a expressão 'planejamento tributário' designa a conduta de fazer um plano para as atividades econômicas de uma empresa capaz de fazer com que tais atividades sejam desenvolvidas com o menor ônus tributário possível sem a prática de nenhum ilícito". Afirma, ainda, que "dentro do campo da licitude, é inegável que o contribuinte tem sempre o direito de optar pela forma de desenvolver sua atividade que implique menor ônus tributário. O limite a esse seu direito é exatamente o limite do campo da licitude".

Considerando o texto acima, analise as assertivas e marque alternativa que apresenta corretamente uma conduta coibida pela Receita Federal e pela legislação brasileira, que implica na execução ilícita de um planejamento tributário:

Escolha uma:

a. Dissimulação, que representa o falseamento de uma realidade por meio da criação de uma situação inexistente.

b. Fraude fiscal, cujo conceito alguns doutrinadores equiparam a negócio jurídico indireto, quando um contribuinte utiliza determinado negócio, típico ou atípico, para a obtenção de uma finalidade diversa daquela que constitui sua própria causa. >>>> Correto <<<<

c. Abuso de Direito, que ocorre quando, com o objetivo de reduzir tributos, os institutos lícitos de direito privado são adaptados e empregados em desconformidade com as consequências ou efeitos econômicos pretendidos.

d. Abuso de forma, que ocorre quando se visa a lesar alguém extrapolando-se os contornos de alguma norma legal expressa.
e. Simulação, que representa o falseamento de uma realidade, por meio da ocultação da realidade.

GABARITO CORRIGIDO PELO AVA:

01 - B
02 - B

Soluções para a tarefa

Respondido por patriciamarett
1

QUESTÃO 1: a elisão fiscal se equivale à uma economia lícita de tributos, enquanto à evasão fiscal, ao contrário, consiste em prática que corresponde à sonegação ou fraude por parte do contribuinte. CORRIGIDO PELO AVA.


patriciamarett: QUESTÃO 2: Fraude fiscal, cujo conceito alguns doutrinadores equiparam a negócio jurídico indireto, quando um contribuinte utiliza determinado negócio, típico ou atípico, para a obtenção de uma finalidade diversa daquela que constitui sua própria causa. CORRIGIDO PELO AVA
Respondido por muniquerudio
0

Resposta:

Fraude fiscal, cujo conceito alguns doutrinadores equiparam a negócio jurídico indireto, quando um contribuinte utiliza determinado negócio, típico ou atípico, para a obtenção de uma finalidade diversa daquela que constitui sua própria causa.

Explicação:

Perguntas interessantes