Questão 01 – Comente as características dos principais povos americanos antes da
chegada dos europeus.
Questão 02 – Argumente sobre a importância dos padres jesuítas no cenário da
colonização brasileira.
Questão 03 – É correto afirmar que os portugueses optaram pela mão de obra negra
africana devido ao fato dos indígenas brasileiros serem considerados menos eficientes
para o trabalho nas lavouras de açúcar?
Questão 04 – Diferencie bandeiras, entradas e monções.
Questão 05 – Comente sobre como o absolutismo e mercantilismo foram sistemas
ligados um ao outro.
Questão 06 – Quais motivos levaram Lutero a romper com a Igreja Católica? Argumente
citando as 3 grandes religiões que surgiram a partir da Reforma Protestante.
Questão 07 – Diferencie os reinos de Mali, Songai, Benin e Monomotapa.
Questão 08 – Explique a importância do açúcar para o desenvolvimento do Brasil
Colônia.
Gente me responde rápido pq eu tenho que entregar isso amanhã
Tô dando 30 pts
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 01 - Os índios brasileiros compunham basicamente sociedades tribais que viviam da caça e da coleta e que ocasionalmente travavam guerras umas contra as outras. Eles se diferenciam de outros povos americanos como incas, maias e astecas porque estes tinham uma estrutura político-administrativa mais complexa e eram tecnologicamente mais avançados.
Questão 02 - O papel central dos jesuítas na colonização foi catequizar os índios. O objetivo da Coroa Portuguesa era promover uma aculturação dos indígenas para que estes aceitassem mais facilmente o domínio estrangeiro e fossem mais facilmente cooptados pelo agente colonizador.
Questão 03 - Não é correto. A preferência pela mão-de-obra negra se explica pela rentabilidade do comércio de escravos. Além disso, como os índios eram muito ariscos e como conheciam bem as matas, ficaria mais difícil capturar os fugitivos. Por fim, os jesuítas em geral se opunham à escravização dos nativos.
Questão 04 - As bandeiras eram expedições financiadas por indivíduos particulares, a fim de encontrar riquezas e escravos nas regiões interioranas. As entradas tinham o mesmo objetivo que as bandeiras, das quais se diferenciam por terem sido financiadas pela Coroa Portuguesa. As monções eram expedições fluviais com o objetivo de levar suprimentos às áreas interioranas.
Questão 05 - O Absolutismo foi o regime político vigente nas monarquias europeias nos primeiros séculos da Idade Moderna. Ele se caracteriza por uma forte centralização na figura do monarca, que teria poderes absolutos ou quase absolutos, chancelados por autoridade divina. Nessa mesma época, o pensamento econômico vigente era o Mercantilismo, caracterizado pelo acúmulo de lucro e riquezas nas mãos dessa empoderada aristocracia absolutista.
Questão 06 - Lutero condenava muitas práticas da Igreja Católica no século XVI, em especial a venda de indulgências, afora questões doutrinárias e teológicas. Ele defendia, por exemplo, a salvação pela fé sem a necessidade das onerosas penintências a que Igreja submetia os pecadores.
Questão 07 - O Império Mali ascendeu no século XII, no oeste da África, com o declínio de Gana. Ele se notabilizou pelo forte poder comercial e militar na região e pela propagação do Islã. Dois séculos depois, o Império Songai ascendeu na cidade de Gao, que pertencia ao Império Mali, e depois, no século XV, tomou a opulenta cidade de Tombuctu. O Império de Benin ficava mais ao sul na atual Nigéria e foi contemporâneo aos anteriores. Ele teve larga participação no comércio de escravos para as nações europeias. O Império Monomotapa perdurou do século XV ao XVIII no sul da África, onde hoje fica o Zimbábue, e se notabilizou por suas riquezas minerais.
Questão 08 - O açúcar foi a principal atividade econômica do Brasil na segunda metade do século XVI e na primeira metade do século XVII. Por ter sido uma atividade rentável, ele não só gerou lucros, como também fomentou a ocupação do extenso território brasileiro.