Questão 01. Alguns cientistas argumentam que os vírus não são seres vivos. Explique o porquê. Questão
02. A teoria celular se baseia em três afirmações. Cite quais são elas. Questão
03. Explique a diferença entre uma célula eucarionte e procarionte. Questão
04. Explique a função de cada uma das organelas celulares: a) Mitocôndria b) Ribossomo c) Complexo golgiense d) Lisossomo e) Retículo endoplasmático f) Peroxissomos g) Plastos h) Membrana plasmática Questão
05. Complete os espaços no texto abaixo de acordo com os níveis de organização de um ser vivo. As células com funções semelhantes ou complementares formam de tecidos formam Diferentes tipos Os órgãos relacionados ao mesmo processo biológico (como Todos os sistemas do corpo digestão, respiração, etc) se integram formando um formam o Questão
06. De exemplo de: a) Célula b) Tecido c) Órgão d) Sistema e) Organismo e funcionam em conjunto para sobrevivência do individuo. Questão
07. Explique a seguinte afirmação: "Os órgãos do nosso corpo atuam em conjunto para que determinada função aconteça"
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Uma das características mais marcantes dos vírus é o fato de esses organismos não possuírem células. A presença dessa estrutura é fundamental para classificar um ser como vivo de acordo com a Teoria Celular. É por essa razão que muitos autores afirmam que os vírus não são seres vivos.
2) Todos os organismos vivos são compostos de uma ou mais células; A célula é a unidade básica de estrutura e organização nos organismos; As células surgem de células pré-existentes.
3) As células presentes nos seres vivos são classificadas em eucariontes e procariontes. A diferença entre elas é a estrutura celular. As procarióticas caracterizam-se por terem uma estrutura simples e a ausência de núcleo, enquanto as eucarióticas têm um núcleo definido e uma estrutura complexa.
4)a) mitocôndrias possuem diversas funções essenciais para o funcionamento das células humanas e balanço biomolecular, já que esta organela, dentre sua atividade, está a produção de energia (ATP), um fator de grande importância para as atividades do organismo.
b) Os ribossomos, conforme dito acima, são organelas citoplasmáticas não membranosas responsáveis pela síntese de proteínas, ou seja, são eles que vão construir as proteínas dentro do citoplasma da célula.
c) complexo de golgiense é responsável por armazenar, transformar e exportar as substâncias produzidas no Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso (REL e RER), estabelecendo dessa forma, uma relação de interdependência.
d) Lisossomos são organelas que atuam na digestão intracelular, ajudando, por exemplo, na degradação das moléculas captadas pelas células.
e) O retículo endoplasmático está relacionado com diversas funções na célula. Dentre elas, podemos citar a produção de lipídios e proteínas que ocorre na membrana dessas organelas. Além disso, essa estrutura armazena cálcio, servindo como uma fonte de armazenamento intracelular.
f) A principal função dos peroxissomos é fazer a desintoxicação das células e principalmente realizar a catalisação do peróxido de hidrogênio, mais conhecido como água oxigenada (H2O2), uma substância extremamente tóxica para as células e fonte de radicais livres.
g) Os plastídios, também chamados de plastos, são organelas celulares encontradas em células vegetais que apresentam funções de fotossíntese, síntese de aminoácidos e ácidos graxos, além de armazenamento.
h) membrana plasmática, presente ao redor das células, é capaz de proteger as estruturas celulares e delimitar quais são intracelulares ou extracelulares. Transporte de substâncias. É também papel da membrana plasmática auxiliar no transporte de diferentes substâncias essenciais ao metabolismo celular.
5- não tem espaços
6- a) células procariontes e células eucariontes
b) tecidos podem ser definidos como agrupamentos de células que apresentam formas e funções semelhantes. Podemos classificar os tecidos humanos em quatro tipos fundamentais: epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular.
c) Neste texto apresentamos uma lista de alguns dos principais órgãos do corpo humano, são eles: esôfago, estômago, fígado, intestino delgado, intestino grosso, traqueia, pulmões, coração, vasos sanguíneos, rins, bexiga, ovários, útero, testículo, próstata, pele, cérebro e medula espinhal.
d) Na biologia, podemos definir sistemas do corpo humano como o sistema nervoso, o sistema circulatório, o sistema digestório, o sistema reprodutor, o sistema respiratório. Na engenharia, um circuito elétrico pode ser considerado um exemplo de sistema
e) Organismo: é formado por um conjunto de sistemas que trabalham em prol da sobrevivência do indivíduo. O organismo humano, por exemplo, só funciona graças à ação conjunta de sistemas, tais como o sistema nervoso, o sistema cardiovascular, o sistema digestório e o sistema respiratório.
7- Sistemas: são formados por órgãos que atuam juntos para desempenhar uma função. Como exemplo de sistemas, podemos citar o cardiovascular, o digestório, o endócrino, o reprodutor, o urinário e o nervoso.
Explicação:
espero ter ajudado :)