Questão 01
A palavra "denegrir" tem dois sentidos no dicionário: o literal
(tornar-se negro, escuro) e o figurado (manchar a reputação de alguém, difamar).
Como você interpreta estes fatos, pensando
na origem de termos da língua portuguesa ligados ao racismo
estrutural?
________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 02
em sua opinião, a criação e execução das leis para crimes de racismo tem ajudado a coibir este crimes contra a população negra e indígena no nosso país?
________________________________________________________________________________________________________________________
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 01:
Eu interpreto esses fatos como insignificantes quanto ao racismo. Se a pessoa que usar a palavra "denegrir", não tem nenhuma intenção racista, nem o objetivo de diminuir os negros através do uso dessa palavra, não ouve racismo nem mesmo racismo estrutural. Acho muito difícil magoar algum negro por causa do uso dessa palavra, deveríamos nos preocupar com problemas estruturais reais que assolam nossa sociedade.
Em alguns casos a etimologia racista é simplesmente inventada. “Denegrir” vem do latim “denigrare”, palavra que em sua origem romana não fazia referência nenhuma à cor de pele. Igualmente fantasiosa é a história de que “nas coxas” remete a um método escravocrata de se fabricar telhas.
Questão 02:
Na minha opinião, sim. As leis e punições ajudam muito no combate ao racismo, que no Brasil é um crime inafiançável podendo o criminoso ser condenado até 4 anos de prisão. Mas mesmo assim vivemos racismo na nossa sociedade.