Questão 01 - A arquitetura rococó apresenta uma particularidade que é? *
O O uso de colunas de estilo grego.
O uso de peças de mármore e ilustrações religiosas.
A ornamentação nas paredes, criando um formato oval nos salões.
A estrutura rígida e quadrada imitando templos egípcios.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Rococó foi uma manifestação artística que nasceu na França e chegou aos demais países europeus no século XVIII. Apesar de ter surgido como um desdobramento do Barroco, apresentou características próprias.
De origem francesa, a palavra Rococó (rocaille) quer dizer concha, uma associação aos elementos que caracterizam esse estilo. Também é relacionado ao termo “embrechado”, técnica utilizada na decoração de grutas artificiais por meio da incrustação de conchas e fragmentos de vidro.
No Brasil, esse movimento chegou somente no século XIX, trazido pelos portugueses, com destaque inicial no mobiliário conhecido como estilo “Dom João V
Explicação:
Na Europa, o Rococó apresentou características diferentes do Barroco por meio da pintura, escultura, arquitetura, música, entre outros. As linhas curvas, delicadas, sutis e leves, ao contrário das linhas retorcidas na arte barroca, são particularidades importantes.
Vale destacar ainda as cores claras, luminosas e suaves, a elegância, a sensualidade e o caráter intimista. Além dos temas relacionados a vida cotidiana da época, também eram retratados elementos da natureza, como flores delicadas, rochas, pássaros, plantas e cascatas de água.
Arquitetura
Enquanto no Barroco predominavam os elementos contorcidos e espirais, destacando dinamismo e a imponência da Igreja, o Rococó traz o oposto: proporções menores, com edifícios baixos, de apenas dois andares, fachadas alinhadas, ângulos retos suavizados por curvas, consolas (peça que serve para colocar estatuetas, vasos e outros objetos decorativos), além da utilização de ferro, portas, varandas e grades nos jardins.
Destaque também para os ambientes internos, com formatos ovais, pinturas luminosas e suaves, bem como espelhos e detalhes florais.
Pintura
Na pintura, as obras de arte priorizavam tanto os jardins, parques e a natureza de maneira geral, como os ambientes de luxo, erotismo e sedução. O destaque são as cores luminosas como branco, azul e rosa, além de elementos marinhos como ondas e conchas.

A pintura retratava o cotidiano das pessoas, além de elementos da natureza. (Foto: Wikipédia)
Escultura
Linhas suaves, tamanhos menores, utilização da porcelana, gesso, argila, ouro, prata e madeira com cores mais suaves são algumas das características das esculturas desse estilo artístico.
Além de retratar as figuras importantes da época, outras temáticas foram utilizadas, como deuses da mitologia, personagens da história francesa, por meio de bustos e bibelôs que complementavam a arquitetura.