QUESTÃO 01: (0,4) De acordo com os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil, a linguagem oral e escrita faz parte do processo de ensino-aprendizagem do discente desde sempre, é a forma como se relaciona com o mundo, com o outro. Há vários modos de olhar o ensino da linguagem oral e escrita. Sendo assim, como é concebida o ensino da linguagem oral e da linguagem escrita, conforme os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil?
QUESTÃO 02: (0,4) Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil, quando se fala da “Criança e a Linguagem”, abordando como ocorre o desenvolvimento da linguagem escrita nas sociedades letradas. Comente, de forma breve, sobre esse processo de desenvolvimento.
QUESTÃO 03: (0,4) De acordo com os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil, quais os principais objetivos que devem ser atingidos para o ensino e aprendizagem de criança de zero a seis anos?
QUESTÃO 04: (0,4) Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil também apresentam os conteúdos e orientações didáticas de acordo com as diferentes faixas etárias. Quais são os conteúdos e procedimentos didáticos para as práticas de leitura para as crianças de quatro a seis anos?
QUESTÃO 05: (0,4) Quais são os conteúdos e procedimentos didáticos para as práticas de escrita para as crianças de quatro a seis anos, conforme os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil também?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em relação as linguagens, tanto a linguagem oral, quanto, a linguagem escrita são duas formas de manifestações da linguagem verbal, ou seja, realizada através de palavras, estabelecendo a comunicação e a expressão no acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Explicação:
A linguagem não representa apenas vocabulário, símbolos, palavras e frases, mas também uma forma de comunicação seja ela oral ou escrita.
Na educação infantil a criança tem seus primeiros contatos com a linguagem oral e escrita no contexto escolar porém a linguagem está presente em sua vida desde o nascimento, nos relacionamentos, nas vivências e observações do meio que a cerca.
O ensino das linguagens na educação infantil foca na capacidade da criança em se expressar, seus desejos, necessidades, ideias, opiniões e o estimulo a socialização.
No desenvolvimento da linguagem escrita a criança vem gradativamente aumentando seu grau de contato com a escrita e passa a se interessar e questionar sobre o significado dos símbolos, portanto para iniciar um processo de aprendizado ele precisa primeiro compreender a função social da escrita e a diferencia-la dos desenhos.
O referencial curricular define a educação infantil como a primeira etapa da educação básica e tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade.
Crianças de 4 a 6 anos são extremamente ativas e comunicativas. As práticas de leitura são muito importantes , pois ampliam o vocabulário, estimulam o imaginário, auxiliam na compreensão, interpretação e a conquistar a capacidade de recontar histórias respeitando a ordem cronológica dos acontecimentos. Por isso é importante o estimulo a leitura introduzindo gêneros diversos, realizando a contação de formas variadas e mantendo o contato da criança com materiais escritos.
Já o processo de escrita passa a ser mais significativo nessa faixa etária. A criança começa a se familiarizar com a formação das palavras e se relacionar com as letras do alfabeto e sua sonoridade.
https://brainly.com.br/tarefa/43672116