Questão 001 TEXTO I A Dislexia se caracteriza por problemas na leitura. Quando a pessoa lê, ela pode não entender bem os códigos da escrita. A leitura pode ser lenta, silabada e a pessoa pode ter dificuldades em reconhecer até mesmo as palavras mais familiares. A pessoa com dislexia tem inteligência normal, não apresenta doenças neurológicas ou psiquiátricas e não tem alterações significativas auditivas e visuais. O disléxico geralmente demonstra insegurança e baixa autoestima, sentindo-se triste e culpado por não apresentar um desempenho satisfatório. Disponível em: Acesso em: 07 fev 2019 TEXTO II A Dislexia é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002. Disponível em: Acesso em: 07 fev 2019 Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir. I. A dislexia pode ser diagnostica desde cedo, principalmente na época da alfabetização, quando a leitura e escrita são formalmente apresentadas à criança. II. São dificuldades comuns apresentadas na dislexia: Problemas de aprendizagem de rimas infantis, palavras mal pronunciadas, dificuldade em aprender e lembrar o nome das letras e reclamações sobre o quanto é difícil ler. III. Em casos de dislexia faz-se necessário a intervenção do psicólogo, o envolvimento dos professores, o estímulo da família na realização das atividades propostas e o respeito ao ritmo da criança. É correto apenas o que se afirma em A) I. B) I e III C) I e II. D) II. E) I, II, III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A alternativa E está correta.
Para lidar com a dislexia na infância é importante ter paciência, motivação diária, metodologia de ensino diferenciada, trabalho paralelo de acompanhamento entre outros.
Para que o tratamento seja equilibrado, é importante que exista a multidisciplinaridade, ou seja, é importante que o educador auxilie o aluno na superação de suas dificuldades.
Podemos destacar alguns métodos para o acompanhamento e cuidados com a criança disléxica.
- O método multi sensorial;
- E o método fônico; Este, que é indicado para crianças mais jovens e preferencialmente deve ser introduzido durante o início da alfabetização.
Perguntas interessantes