História, perguntado por desaily, 1 ano atrás

QUESTÃO 04 - “O homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio.” (François Rabelais)
"O bom pintor é aquele capaz de representar duas coisas principais, chamadas ‘homem’ e ‘os trabalhos da mente do homem'." (Leonardo Da Vinci)
As frases acima expressam um dos princípios fundamentais do renascimento. Que princípios era esse?
QUESTÃO 05 – "Embora a origem da Reforma de Lutero se deva a uma experiência pessoal, ela refletiu, na verdade, o estado de espírito comum a muitos seguidores da Igreja Romana. De fato, a iniciativa da livre interpretação da Bíblia deve ser compreendida como mais uma das muitas manifestações típicas do individualismo do homem renascentista".
(Carmem Peris, Glória Vergés, EL RENACIMIENTO.
Barcelona: Parramón Ediciones, s/d, p.32)
a) Quais foram as relações culturais da Reforma Protestante com o Renascimento?
b) Por que a livre interpretação da Bíblia era criticada pelo alto clero medieval?
QUESTÃO 06 - Com a Reforma e a Contrarreforma, os dois protagonistas principais de uma e de outra foram Calvino e Inácio de Loyola. Comente o papel e a importância de
a) Calvino para o protestantismo.
b) Inácio de Loyola para o catolicismo.
QUESTÃO 07 - O Concílio de Trento foi a resposta institucional da Igreja Católica à Reforma Protestante. Duas instituições da Igreja Católica desempenharam papel crucial nesse contexto - o Tribunal do Santo Ofício e a Companhia de Jesus. Explique o papel que cada uma dessas instituições desempenhou nesse contexto:
QUESTÃO 08 - Antes de o luteranismo e calvinismo surgirem, no século XVI, e romperem com a unidade do cristianismo no ocidente, houve, na Baixa Idade Média, movimentos heréticos importantes, como o dos cátaros e dos hussitas, que a Igreja Católica conseguiu reprimir e controlar. Explique:
a) como a Igreja Católica conseguiu dominar as heresias medievais?
b) por que o luteranismo e o calvinismo tiveram êxito?
QUESTÃO 09 - “A intolerância religiosa no Brasil” será o tema para seu treinamento de textos para o Enem 2017.
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema. Apresente uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Soluções para a tarefa

Respondido por HeshleyNunes17
11

Resposta:

4) Antropocentrismo, valorizando o homem em contraposição as ideias católicas medievais.

5) a) A Reforma protestante traz a ética protestante que entra a favor de um mundo renascentista na medida em que agrega valor ao trabalho e se desvincula de algumas características do catolicismo. Agrega a cultura do capitalismo na era do renascimento urbano e comercial.

    b) A Igreja era a instituição mais poderosa da idade média. Suas tradições permitiam que o clero desfrutasse de poder temporal, político e econômico. Justamente porque essas tradições não eram totalmente bíblicas, a leitura e livre interpretação das Escrituras poderia colocar em jogo os privilégios do clero.

6) a) João Calvino, ao estabelecer a Teoria da Predestinação, em que a salvação eterna estaria condicionada ao sucesso material, criou uma ética religiosa estimuladora das práticas capitalistas e portanto, sintonizada às transformações econômicas e sociais que se verificavam no início da Idade Moderna, contribuindo significativamente para a ruptura da unidade cristã em torno da Igreja Católica.

    b) Inácio de Loyola organizou a Companhia de Jesus, em reação às críticas que as ordens religiosas católicas vinham recebendo no contexto das reformas religiosas. Os jesuítas tiveram por função, resgatar a credibilidade da Igreja, organiza a educação europeia e a catequização dos indígenas no Novo Mundo.

7) O tribunal do Santo ofício perseguiu, investigou e condenou aqueles que eram contrários aos dogmas católicos, hereges. No contexto da reforma protestante, a inquisição perseguia os protestantes. A Companhia de Jesus era organizada militarmente e composta por religiosos que tinham como função levar a fé católica para os povos fora da Europa, angariando, assim, mais fiéis para a Igreja. Essas medidas foram tomadas para conter o avanço dos protestantes que já haviam conquistado muitos fiéis.

8) a) Pela força. A inquisição matava todos que fossem contra a "Santa Igreja". A igreja pregava que seu poder lhe era dado por Deus, e "em nome Dele' ela dominava e aterrorizava a todos com mão de ferro.

    b) Luteranismo teve êxito porque a nobreza apoiou essa nova religião. A nobreza apoiou Lutero porque se a Igreja Católica perdesse o poder e fosse expulsa, muitas terras na Alemanha ficariam livres, e a nobreza tomaria a posse dessas terras. João Calvino viu a ascensão burguesa. Para a Igreja Católica, a lucratividade era um pecado. João, esperto, pregou que a riqueza é uma benção de Deus, ou seja, se você é rico, Deus te ama, Se você é pobre, Deus te odeia. Assim, Calvino deu conforto aos burgueses. A burguesia se filiou a essa religião, por isso ela se expandiu.

Explicação:

Perguntas interessantes