Questa 6/15 - Comunicaçao Empresarial
(NC UFPR – 2017) O trecho a seguir é o início de um texto que fala sobre o novo projeto de lei sobre migrantes.
O ano de 2016 passará aos livros como um dos períodos mais difíceis para os direitos humanos da breve história democrática brasileira.
Numere os parênteses, identificando a ordem correta das ideias que dão sequência a esse texto inicial.
( Em dezembro, a Câmara dos Deputados aprovou uma lei que, se confirmada pelo Senado e sancionada pela Presidência, substituirá, por fim, o retrógrado
e inconstitucional Estatuto do Estrangeiro, criado durante a ditadura.
( o mesmo acontece se analisamos apenas o universo de refugiados: apesar do aumento de 2.868% no número de refúgios concedid nos últimos seis
anos, esse grupo totalizava pouco mais de 8,8 mil pessoas em abril de 2016, segundo o Comité Nacional para os Refugiados (CONARE) do Ministério da
Justiça
Retrocessos foram sentidos em quase todos os âmbitos, com algumas importantes exceções - e uma delas é a área de migrações.
O Mesmo assim, os migrantes ainda representam menos de 1% da população brasileira – Indice bastante inferior aos venificados em outros países da região.
( A aprovação da nova lei chega em um momento crucial. O número de migrantes no Brasil aumentou significativamente nos últimos anos, principalmente por
conta do afluxo de haitianos que buscavam saída para o agravamento da crise humanitária no país depois do terremoto de 2010.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo.
Soluções para a tarefa
Resposta: A
Explicação:
( 2 ) O mesmo acontece se analisamos apenas o universo de refugiados: apesar do aumento de 2.868% no número de refúgios concedidos nos últimos seis anos, esse grupo totalizava pouco mais de 8,8 mil pessoas em abril de 2016, segundo o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) do Ministério da Justiça.
( 5 ) A aprovação da nova lei chega em um momento crucial. O número de migrantes no Brasil aumentou significativamente nos últimos anos, principalmente por conta do afluxo de haitianos que buscavam saída para o agravamento da crise humanitária no país depois do terremoto de 2010.
( 1 ) Em dezembro, a Câmara dos Deputados aprovou uma lei que, se confirmada pelo Senado e sancionada pela Presidência, substituirá, por fim, o retrógrado e inconstitucional Estatuto do Estrangeiro, criado durante a ditadura.
( 4 ) Mesmo assim, os migrantes ainda representam menos de 1% da população brasileira – índice bastante inferior aos verificados em outros países da região.
( 3 ) Retrocessos foram sentidos em quase todos os âmbitos, com algumas importantes exceções – e uma delas é a área de migrações.
Sobre a situação migratória:
1. Retrocessos foram sentidos em quase todos os âmbitos, com algumas importantes exceções – e uma delas é a área de migrações.
2. Em dezembro, a Câmara dos Deputados aprovou uma lei que, se confirmada pelo Senado e sancionada pela Presidência, substituirá, por fim, o retrógrado e inconstitucional Estatuto do Estrangeiro, criado durante a ditadura.
3. A aprovação da nova lei chega em um momento crucial. O número de migrantes no Brasil aumentou significativamente nos últimos anos, principalmente por conta do afluxo de haitianos que buscavam saída para o agravamento da crise humanitária no país depois do terremoto de 2010.
4. Mesmo assim, os migrantes ainda representam menos de 1% da população brasileira – índice bastante inferior aos verificados em outros países da região.
5. O mesmo acontece se analisamos apenas o universo de refugiados: apesar do aumento de 2.868% no número de refúgios concedidos nos últimos seis anos, esse grupo totalizava pouco mais de 8,8 mil pessoas em abril de 2016, segundo o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) do Ministério da Justiça.
Resposta: Letra A, 2 – 5 – 1 – 4 – 3.
Refugiados
Em 2018, as Nações Unidas divulgaram números sobre a crise migratória, com 70,8 milhões de pessoas fugindo de situações de guerra, conflito e perseguição.
As principais razões para a imigração são crise econômica, perseguição política e intolerância religiosa.
Como exemplos, as migrações ocorreram devido à guerra na Síria (que vem acontecendo desde 2011), a crise econômica na Venezuela (após a implementação das políticas econômicas do governo) e o desastre na infraestrutura do Haiti (terremotos em 2010 e 2021), assim como outros conflitos civis na África.
Para mais informações sobre crises migratórias, acesse:
brainly.com.br/tarefa/50871100
#SPJ2