Sociologia, perguntado por danieleof21, 5 meses atrás

Quest.: 4 4. O processo de institucionalização do serviço social, como profissão reconhecida na divisão social do trabalho, está vinculado:

о A participação efetiva do setor privado nas ações de responsabilidade social nos anos 70. Ao crescimento das entidades civis sem fins lucrativos durante o processo de redemocratização doa Brasil nos anos 80. Ao surgimento do terceiro setor com o processo de reestruturação produtiva. о A emergência das grandes Organizações Governamentais criadas na década de 80. O A criação das grandes instituições assistenciais, estatais criada por Getúlio Vargas na década de 40.


Quest.: 5 5. Sobre os modos de produção e formações sociais, considere as seguintes afirmativas:

1. No feudalismo a economia era dominada por uma aristocracia latifundiária que se sustentava com o trabalho escravo e não remunerado. 2. No capitalismo competitivo a economia é dominada pela burguesia, dona do capital e orientada para o lucro, numa economia de mercado. 3. No modo de produção autárquico o trabalho é realizado somente por artesãos que vendem sua força de trabalho por um salário. 4. O oligopolismo caracteriza-se pela forte concentração empresarial, eliminação da livre concorrência e dominio da economia. 5. A economia socialdemocrata é essencialmente capitalista, tendo o Estado como interventor para atenuar as desigualdades sociais. Assinale a(s) alternativa(s) correta(5)​

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
0

A segunda alternativa está correta.  O capitalismo competitivo tem a burguesia como o pilar da sociedade, ou seja, ela funciona como um agente de dominação, dispondo de recursos para que a sociedade se desenvolva economicamente tendo o proletário como a parcela que recebe o menor valor por seus serviços.

Sobre o capitalismo na prática:

Os reflexos negativos do capitalismo competitivo são um dos grandes problemas enfrentados pela comunidade global que tem essa ideologia econômica como seu principal ponto.

Ela se dá a partir do crescimento da camada financeira mais rica, que detém a maior parte do capital, e, se sobrepõe em relação a parcela mais pobre, que geralmente ocupa os cargos básicos do mercado de trabalho.

Perguntas interessantes