Português, perguntado por nathalyaazeredo, 1 ano atrás

quero uma redação sobre familia contemporanea?

Soluções para a tarefa

Respondido por widurunul
25

Resposta:

O conceito de família contemporânea vem sendo, há muito tempo, cogitado como tema na redação do ENEM. E, esse continua sendo uma das grandes apostas do Salto para a sua prova de 2018!

Atualmente, devido à evolução histórica dos movimentos sociais e políticos que vivemos, a representação familiar está longe de ser caracterizada pela união apenas de um homem e uma mulher, através do casamento civil e religioso. Segundo o Novo Código Civil (2003), o conceito da família contemporânea passou a ser baseado mais no afeto do que somente em relações de sangue, parentesco ou casamento.

Fatores que desencadearam no conceito de família contemporânea

A emancipação e o ingresso da mulher no mercado de trabalho é um dos fatores responsáveis por promover essa mudança de pensamento. Como consequência dele, houve uma diminuição significativa da taxa de natalidade. Muitas mulheres adiam a maternidade ou dela abdicam em prol da realização profissional. Além disso, a instituição do divórcio permitiu novas possibilidades de arranjos familiares.

Outro fator importante é a globalização. O modelo de organização familiar sempre é influenciado pelas transformações de ordem política. Desse modo, as mudanças advindas da nova ordem econômica mundial como, por exemplo, o grande avanço tecnológico e a disseminação dos meios de comunicação, fizeram com que a sociedade contemporânea apresentasse maior pluralidade nas configurações familiares.

Tipos de núcleo familiar

Como você viu anteriormente, a pluralidade das relações rompeu com o aprisionamento da família nos moldes restritos do casamento. A consagração da igualdade, o reconhecimento de outras estruturas de convívio, a liberdade de reconhecer filhos havidos fora do matrimônio operaram uma verdadeira transformação. Nascem dessa pluralidade a família contemporânea e seus mais variados núcleos:

Núcleo tradicional familiar:

Esse núcleo é normalmente formado por um homem e uma mulher, com um ou dois filhos, unidos através de uma relação matrimonial ou não;

Matrimonial informal:

Esse núcleo é formado por um casal através de uma união estável;

Família anaparental:

Esse tipo de relação possui parentesco, mas não há vínculo de ascendência e descendência. Exemplo: dois irmãos que vivem juntos;

Família Homoafetiva:

Núcleo formado por pessoas do mesmo sexo, as quais se unem para a constituição de um vínculo familiar;

Núcleo adotivo:

Família formada sem a presença de um ascendente;

Família monoparental:

Instituição formada apenas por um dos pais;

Núcleo mosaico ou pluriparental:

Família formada por filhos provenientes de um casamento ou relação anterior;

Família extensa ou ampliada:

Arranjo formado por parentes próximos, como sogros, irmãos e avós, que convivem com um vínculo forte;

Família poliafetiva:

Constituição de três ou mais pessoas que se relacionam de maneira simultânea;

Família eudemonista:

Núcleo familiar voltado para a busca da felicidade individual de cada membro da família.

Combate ao preconceito

Embora existam todas essas possibilidades de arranjos na família contemporânea, o conservadorismo ainda protagoniza cenas de preconceito e intolerância. Cabe à justiça punir com maior severidade quem comete tais atos. É também necessário que o governo, aliado à mídia, promova campanhas publicitárias mais intensas sobre novos modelos familiares e divulgue a possibilidade da adoção de filhos. Além disso, conscientizar as pessoas para tratarem o próximo com respeito e educação torna-se a principal prioridade. Só assim poderemos viver numa sociedade mais igualitária e justa para todos.

Explicação:

Respondido por yuri14rodrigues
1

Uma redação sobre a família contemporânea seria assim: "Através do passar dos anos e também a informação chegando com cada vez mais facilidade entre todas as pessoas, temos que uma família contemporânea se dá por meio da aceitação e também a tecnologia presente.

Aspectos de uma família contemporânea

É correto afirmar que as famílias da atualidade já são totalmente diferentes e evoluídas, se compararmos às famílias de séculos atrás.

A aceitação de gêneros e também a conversação acontece com muito mais facilidade nas famílias hoje em dia, sendo pilares para todas as pessoas."

Veja mais sobre a família em

https://brainly.com.br/tarefa/53349367

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes