História, perguntado por marianansfernandes, 11 meses atrás

Quero uma introdução e conclusão para o tema : colonização espanhola e portuguesa na América.

Soluções para a tarefa

Respondido por JuliaMariegs
1

Resposta:

Explicação:

1. A Colonização espanhola das Américas começou com a chegada de Cristóvão Colombo às Américas em 1492. Colombo procurava um novo caminho para as Índias e convenceu-se de que o encontrara. Ele foi feito governador dos novos territórios e fez várias outras viagens através do Oceano Atlântico. Enriqueceu com o trabalho de escravos nativos, que obrigou a minar ouro, e também tentou vender escravos na Espanha. Apesar de ser geralmente visto como um excelente navegador, era fraco como administrador e foi destituído do governo em 1500.  

A chegada dos espanhóis à América insere-se no contexto da expansão marítima europeia. A colonização levou a Espanha a fazer incursões no novo continente, dominando e destruindo culturas indígenas, como a dos incas e dos astecas, em busca de metais preciosos encontrados e explorados em grande quantidade pelos conquistadores, que se utilizavam para tanto da mão-de-obra servil indígena.

2. Sobre América Portuguesa podemos dizer que: Ao longo do século XV, Portugal fez uma série de expedições marítimas que rapidamente a posicionaram como uma das principais potências navais e comerciais da época.

Sob a bandeira lusitana, navios sob o comando de navegadores de destaque como Bartolomeu Dias, Vasco da Gama ou Pedro Alvares Cabral chegaram pela primeira vez a terras desconhecidas para os europeus.

Graças à colonização dessas terras, Portugal foi capaz de construir um vasto império colonial que, em toda a sua extensão, englobava territórios na costa africana, no Brasil e em numerosas cidades industriais espalhadas pelo mundo.

O Brasil, descoberto em 1500 por Pedro Alvares Cabral, ocupava um lugar privilegiado entre as colônias portuguesas, graças à sua riqueza inumerável e à vastidão do território que abrangia.

(Obs: Espero ter ajudado)

Perguntas interessantes