História, perguntado por MeierGabi, 1 ano atrás

quero uma conclusao sobre o tenentismo, por favor!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por hperin
36
Tenentismo foi um movimento militar presente pelos anos 1930 em que tenentes(classes mais baixas das forças armadas) estavam descontentes com a situação econômica, social e política vigente naquela época no Brasil, muitos deles por serem de classe média e influências por parte do iluminismo, queriam o fim do voto do cabresto e o começo de uma reforma educacional e do voto secreto.Getúlio Vargas, com a ajuda desses tenentes efetua a Revolução de 1930 e chega ao poder.

MeierGabi: obggg
Respondido por JuuhPaim
12
Tenentismo foi o nome dado ao movimento político-militar e à série de rebeliões de jovens oficiais (na maioria, tenentes) do Exército Brasileiro no início da década de 1920, descontentes com a situação política do Brasil. Embora não propugnassem nenhuma ideologia, os movimentos políticos-militares, propunham reformas na estrutura de poder do país, entre as quais se destacam o fim do voto de cabresto, instituição do voto secreto e a reforma na educação pública. 
Os movimentos tenentistas foram: a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana em 1922, a Revolta Paulista e a Comuna de Manaus de 1924 e a Coluna Prestes. A Coluna Prestes, como passou a ser chamada, após dois anos de luta enfrentando tropas governistas e tropas de Polícias Estaduais, além de “Provisórios” armados às pressas no sertão do nordeste. Passaram dois anos, sempre se deslocando de um lugar para outro e terminaram se internando na Bolívia. O Tenentismo viveu até quando morreram os seus membros, ou seja, em torno de 1970. 
Espero ter ajudado. 

MeierGabi: obgg
Perguntas interessantes