Biologia, perguntado por jheforgaça, 1 ano atrás

quero um resumo sobre sistema nervoso, parte autonoma do sistema nervoso resumo sobre as sinapses e neurotransmissores, sistema nervoso central, parte periférica do sistema nervoso e sobre a doença alzheimer

Soluções para a tarefa

Respondido por gabims1040
16

Resposta:

Para o normal funcionamento do SNC é necessário que as células que o constituem, os neurônios, se comuniquem entre si, isto é, transmitam o seu potencial de ação.

Essa comunicação faz-se através de estruturas designadas por sinapses.

Existem dois tipos de sinapses: as sinapses eléctricas e as sinapses químicas.

Nas primeiras, menos numerosas, a transmissão do impulso dá-se pela passagem da corrente eléctrica entre duas células através de estruturas chamadas junções de hiato. As junções de hiato são comunicações intercelulares formadas pela aposição estruturas membranares chamadas conexões. Cada conexão é composto por 6 subunidades de uma proteína chamada conexina. Da aposição de conexões de 2 células resulta a formação de um canal que permite a passagem de moléculas hidrossolúveis com peso molecular até 1200-1500 e também de corrente eléctrica entre o citoplasma dessas células.

As sinapses eléctricas têm algumas características interessantes como:

1) podem conduzir o impulso bidireccionalmente, embora algumas conduzam-no preferencialmente num sentido (retificação)

2) podem fechar em resposta a um aumento de Ca2+ ou H+ intracelulares ou à despolarização de uma das células

3) não sofrem atraso sináptico pelo que são particularmente úteis em vias de reflexos quando é necessária uma resposta rápida ou quando é necessária uma resposta síncrona de vários neurônios

4) estão presentes em múltiplas células não nervosas como p.e hepatócitos, cardiomiócitos, células musculares lisas intestinais e células do epitélio do cristalino.

Nas sinapses químicas, mais numerosas, a transmissão do impulso envolve a libertação por uma célula pré-sináptica de uma substância química chamada neurotransmissor (NT) que após ligar-se à célula pós-sináptica vai alterar o seu potencial de membrana.

 

As sinapses químicas têm algumas diferenças importantes relativamente às eléctricas:

1) a condução é unidireccional, sempre da célula pré-sináptica para a célula pós-sináptica

2) sofrem um atraso sináptico de pelo menos 0,5 ms que corresponde ao tempo necessário para a libertação do NT e sua atuação na célula póssináptica

3) permitem a comunicação dos neurônios entre si e com outras células nomeadamente musculares e endócrinas.

As sinapses químicas são compostas por 3 estruturas principais

O terminal pré-sináptico normalmente dilatado formando botões sinápticos (rico em mitocôndrias e vesículas com o NT e com zonas ativas que são os locais da membrana onde preferencialmente se dá a libertação dos NT); a fenda sináptica (composta por várias proteínas como as neurexinas que mantém a estabilidade da sinapse ligando as membranas das duas células); a densidade pós-sináptica (zona da membrana pós-sináptica aposta ao terminal pós-sináptico onde se localizam receptores, proteínas e enzimas ativados pelo NT).

Existem 3 tipos de sinapses químicas de acordo com a estrutura pós-sináptica

Axodendrítica (normalmente excitatória, entre o terminal axonal e dendrites ou suas dilatações chamadas espinhas dendríticas), axossomática e axoaxonal (normalmente inibitórias).

A transmissão do impulso através de uma sinapse química envolve 4 passos principais:

1-Síntese e armazenamento do NT  

2-Libertação do NT  

3-Ligação NT aos receptores  

4-Inativação do NT

Todos os NT, com excepção dos NT peptídicos, são sintetizados e armazenados em vesículas no terminal pré-sináptico. Os NT peptídicos são sintetizados e armazenados em vesículas no soma, as quais são depois transportadas até ao terminal pré-sináptico pelo fluxo axonal rápido.

Espero que tenha ajudado!!!

Perguntas interessantes