Filosofia, perguntado por lusineiasilva54, 1 ano atrás

Quero um resumo sobre A xenofobia e sua ligação com o etnocentrismo .por favor urgente preciso desse resumo

Soluções para a tarefa

Respondido por jackcoutooliver
1
Xenofobia, como o nome indica, é uma fobia. Neste caso consiste numa aversão a estrangeiros ou estranhos. 

Etnocentrismo resume-se nisto: "Os meus costumes estão certos. Os teus não!" Exemplos: Considerar os povos industrializados superiores aos outros povos; Pensar que se na China comem cão, eles estão errados; Julgar um absurdo a adoração de vacas por parte dos Hindus. Ou seja: é tudo uma questão cultural. E a cultura é relativa. Não há certo nem errado. Excepto para um etnocêntrico que têm a sua cultura como A VERDADEIRA! 

Xenofobia é comumente associado a aversão a outras raças e culturas. É também associado à fobia em relação a pessoas ou grupos diferentes, com os quais o indivíduo que apresenta a fobia habitualmente não entra em contato e evita. 

Por esta razão Xenofobia tende normalmente a ser visto como a causa de preconceitos. Por exemplo, defensores do termo Homofobia acreditam que todo preconceito a Homossexuais provém de medo irracional (fobia). 

Porém isto não é totalmente verdade. Xenofobia pode realmente causar aversões que levam a preconceitos raciais ou de grupos. Contudo nem todo preconceito provém de fobia. Preconceito pode provir de outras causas. Estereótipos pejorativos de grupos minoritários por exemplo, podem levar um indivíduo a ter uma idéia errada de outro grupo podendo ultimamente levá-lo ao ódio. (Não por medo, mas por desinformação. Exemplos: de que asiático é sujo, que muçulmano é violento, que negro é menos inteligente, etc...). Outra causa pode provir de ideais e conceitos preconceituosos, em que a causa não é fobia, mas conflitos de crenças. Esta causa é similar a anterior, porém é gerada por conflito de conceitos, não desinformação. Por exemplo, um grupo machista odiando homossexuais (por contrastar com sua forma de vida), religião pregando contra outras religiões (por conflito de conceitos), ideais políticos como o arianismo nazista etc... vamos a outra pergunta 

Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc. 
Espero ter ajudado. 
Perguntas interessantes