quero um resumo de ''energia e industria''
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que é energia?
O conceito de energia é um dos mais abstratos e de difícil definição na natureza. De modo muito simples, é a relação entre elementos em um sistema que realizam trabalho, capaz de provocar transformações nesse sistema.
Fontes diferentes
O ser humano tem buscado, ao longo de sua existência, diferentes maneiras de realizar trabalho buscando fontes de energia mais eficientes para facilitar sua vida (fogo, água, vento, tração mecânica, etc).
A Revolução Industrial impulsionou a busca por novas tecnologias na geração de energia mais barata e provocou mudanças na matriz energética mundial. As descobertas da ciência foram fundamentais para a utilização de várias fontes de energia.
Fontes renováveis e não-renováveis
Energias renováveis:podem ser geradas utilizando recursos naturais que não apresentam risco iminente de esgotamento ou com reservas limitadas;
Fonte de energia Meio(s) de obtenção
Eólica Circulação dos ventos, movimentando pás e turbinas.
Solar Radiação do sol, em células fotovoltaicas ou por aquecimento.
Geotérmica Água quente e vapor em altas temperaturas no interior da geosfera, que podem sair para a superfície em fendas.
Maremotriz Movimento das ondas do mar, que giram pás e turbinas.
Biomassa Carvão vegetal, lenha, resíduos orgânicos, plantas (cana-de-açúcar, mamona, soja, milho), restos de plantações, gás confinado em aterros sanitários (do chorume, por exemplo).
Hidroelétricas Água confinada em barragens, liberada com fluxo controlado. Giro de pás e turbinas.
Biocombustíveis Combustíveis gerados a partir de plantas (cana-de-açúcar, soja, milho, mamona, canola, babaçu, beterraba, algas, etc.).
Hidrogênio Formada pela combinação entre oxigênio e hidrogênio. O processo libera vapor d’água e gera energia.
Energias não renováveis: utilizam recursos naturais que não podem ser reutilizados, cultivados ou extraídos, se forem extintos.
Fonte de energia Meio(s) de obtenção
Petróleo Reservatórios em áreas porosas nas rochas, e coletados através de bombas para extração.
Gás Natural Assim como o petróleo, em áreas porosas nas quais o gás está confinado. Também pode ser encontrado dissociado do petróleo.
Carvão mineral Jazidas formadas a partir de restos de matéria orgânica. Utilizado para a queima ou o aquecimento de caldeiras nas usinas termoelétricas.
Indústria é uma atividade econômica que surgiu na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX, na Inglaterra, e que tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando força humana, máquinas e energia.[1][2][3][4]
A Revolução Industrial, por sua vez, surgiu da transição do capitalismo comercial para o capitalismo industrial da segunda metade do século XVIII.[5] Esta Primeira foi baseada em vapor,[6] carvão e ferro, mas a partir de 1860 surge a Segunda Revolução Industrial, empregando aço, energia elétrica e produtos químicos, e simultaneamente o capitalismo industrial se tornou capitalismo financeiro.[5][6] A partir de 1970 ocorreu a Terceira Revolução Industrial, com o desenvolvimento da informática.
Os principais tipos de indústria e suas descrições
Tipo de indústria Descrição
Indústria de base Transformam matéria-prima bruta em matéria-prima processada, para a utilização por outras indústrias.
Indústria de bens intermediários[2] Produzem máquinas e equipamentos utilizados nas indústrias de bens de consumo.[2]
Indústria de bens de consumo Transformam matéria-prima fabricada pela indústria de base em itens para o consumidor final. Podem ser subdivididas em três subgrupos, de acordo com o que produzem:
bens duráveis;
bens semi-duráveis;
bens não-duráveis.
Encontram-se muito dispersas geograficamente,5 situadas próximos ao centros urbanos, para proporcionar maior acesso pelos consumidores.[7]