quero saber tudo sobre modos do verbo
Soluções para a tarefa
O MODO VERBAL caracteriza as várias maneiras como podemos utilizar o verbo, dependendo da significação que pretendemos dar a ele. Rigorosamente, são três os modos verbais: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e IMPERATIVO. Porém, alguns gramáticos incluem, também como modos verbais, o PARTICÍPIO, o GERÚNDIO e o INFINITIVO. Alguns autores, no entanto, as denominam FORMAS NOMINAIS DO VERBO.
- INFINITIVO: tem características de um substantivo, podendo assumir a função de sujeito ou de complemento de um outro verbo, e até mesmo ser precedido por um artigo.
- GERÚNDIO: assemelha-se mais a um advérbio, já que exprime condições de tempo, modo, condição e lugar.
- PARTICÍPIO: possui valor e forma de adjetivo, pois além de modificar o substantivo, apresenta ainda concordância em gênero e número.
MODO INDICATIVO: O verbo expressa uma ação que provavelmente acontecerá, uma certeza, trabalhando com reais possibilidades de concretização da ação verbal ou com a certeza comprovada da realização daquela ação.
MODO SUBJUNTIVO: Ao contrário do indicativo, é o modo que expressa a dúvida, a incerteza, trabalhando com remotas possibilidades de concretização da ação verbal.
MODO IMPERATIVO: Apresenta-se na forma afirmativa e na forma negativa. Com ele nos dirigimos diretamente a alguém, em segunda pessoa, expressando o que queremos que esta(s) pessoa(s) faça(m). Pode indicar uma ordem, um pedido, um conselho etc., dependendo da entonação e do contexto em que é aplicado.
Já o TEMPO VERBAL informa, de uma maneira geral, se o verbo expressa algo que já aconteceu, que acontece no momento da fala ou que ainda irá acontecer. São essencialmente três tempos: presente, passado ou pretérito e futuro.
Os tempos verbais são:
- PRESENTE (amo) – expressa algo que acontece no momento da fala.
- PRETÉRITO PERFEITO (amei) – expressa uma ação pontual, ocorrida em um momento anterior à fala.
- PRETÉRITO IMPERFEITO (amava) – expressa uma ação contínua, ocorrida em um intervalo de tempo anterior à fala.
- PRETÉRITO-MAIS-QUE-PERFEITO (amara) – contrasta um acontecimento no passado ocorrido anteriormente a outro fato também anterior ao momento da fala.
- FUTURO DO PRESENTE (amarei) – expressa algo que possivelmente acontecerá em um momento posterior ao da fala.
- FUTURO DO PRETÉRITO(amaria) – expressa uma ação que era esperada no passado, porém que não aconteceu.
espero ter ajudado!
Olá! ☆
Os modos verbais (ou modos do verbo) nos quais podemos conjugar um verbo são:
> O modo imperativo, que consiste numa conjugação verbal que exprime uma carga semântica correspondente a uma solicitação, um pedido, uma ordem, uma coerção, uma sugestão, uma instrução, um conselho, um aviso, uma conação. Enfim, uma construção que deseja levar alguém a agir de determinada forma.
Exemplo: "Olhe sempre para frente enquanto está no controle da direção de um carro."
> O modo subjuntivo, que consiste numa conjugação verbal que exprime uma carga semântica correspondente a uma suposição, um desejo, uma projeção, uma possibilidade. Enfim, uma construção que deseja considerar uma situação incerta no tempo presente.
Exemplo: "Que ele olhe por nós do lugar onde estiver."
> O modo indicativo, que consiste numa conjugação verbal que exprime uma carga semântica correspondente a uma afirmação, uma ponderação, uma assertiva, uma explanação, um anúncio. Enfim, uma construção que deseja afirmar um fato, um hábito.
Exemplo: "Olhar é diferente de ver."
Exercícios resolvidos sobre TEMPOS e MODOS VERBAIS:
brainly.com.br/tarefa/18266702
brainly.com.br/tarefa/19016919
brainly.com.br/tarefa/18358417
Espero ter ajudado:))
Rumo à melhor resposta!!!! ☆
☆Bjsss ☆