Ed. Física, perguntado por nathaliataisa, 1 ano atrás

quero saber como compreender fundamentos do atendimento de primeiros socorros necessarios para lidar com acidentes e contusoes esportivas

Soluções para a tarefa

Respondido por patollynoo
4
Os primeiros socorros no esporte estão relacionados principalmente com as lesões musculares, ferimentos e fraturas em qualquer tipo de atividade física.

Os primeiros socorros na lesão muscular incluem:

Sentar ou deitar a pessoa;Colocar a parte lesionada na posição mais confortável. Se for uma perna ou um braço, levantar o membro;Aplicar uma gaze, ou compressa fria, ou gelo, e por cima uma ligadura durante meia hora;Comprimir com firmeza a parte lesionada com várias compressas e prendê-las com uma atadura.

No esporte, quando ocorrem lesões musculares, os músculos podem ficar inflamados, esticados ou rasgados. Graves lesões musculares estão muitas vezes associadas a fraturas e devem ser examinadas pelo médico.

Primeiros socorros em caso de fratura

Os primeiros socorros no esporte, em caso de fratura exposta, incluem:

Chamar imediatamente uma ambulância, ligando para o 192;Colocar gaze ou compressa esterilizada, se possível, sobre a fratura;Imobilizar a parte fraturada enquanto se espera pela ambulância.

Uma fratura é uma quebra ou racha num osso que provoca dor, inchaço, movimento anormal ou instabilidade do membro ou até deformidade, por isso, não se deve pegar na vítima e é muito importante esperar pela ambulância para a vitima receber cuidado medico o mais rápido possível.

Primeiros socorros em caso de ferimentos

Os primeiros socorros no esporte, em caso de ferimentos, podem ser:

Lavar o ferimento e a pele em volta com água e sabão;Colocar no ferimento e em volta uma solução antisséptica como o Curativ ou Povidine;Aplicar uma gaze ou compressa esterilizada ou band-aid até a ferida cicatrizar.

Se o ferimento continuar doendo, inchando ou ficando quente deve consultar um médico.
Em caso de perfuração com caneta, pedaço de ferro ou pau não se deve retirar os objetos.

Perguntas interessantes