Quero escrever um livro. Como escrever bem?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Qual é o tema?
Essa é uma coisa que todo livro precisa ter em comum: ele trata sobre algo. Embora praticar a escrita seja algo livre, escrever um livro exige um tema definido desde o começo: defina o contexto, a temática, os principais personagens e elementos. Talvez você mude praticamente todos estes dados depois que começar a escrever – e isso é normal – mas é importante começar que não seja totalmente abstrato.
Como começo?
Com os principais elementos definidos, assim como o gênero literário que pretende seguir, defina qual será seu método para começar a história. Neste quesito, diferentes escritores utilizam diferentes métodos.
Alguns gostam de escrever como será o final do livro logo no início, e constroem o resto da história de forma que chegue àquele resultado. Outros, gostam de escrever linearmente, sem saber muito bem como terminarão o livro. Há aqueles que prefiram escrever uma versão minimalista do roteiro, do início ao fim, e ir incrementando em diferentes versões posteriores.
É importante que você conheça alguns métodos para começar a escrever e testar um pouco de cada em textos menores, para saber como se sente mais confortável. Não se preocupe muito com a qualidade enquanto estiver apenas testando métodos variados.
O processo de escrever
Se você acha que definir um método garante que seu livro chegue ao fim, não tenha tanta certeza assim. Seu livro precisa ser escrito, e se você não sentar e dedicar horas diárias para isso, não há método que garanta seu fim.
Defina uma rotina diária que você consiga obedecer e não escape dela enquanto seu livro não estiver pronto. Pode ser apenas uma hora, ou um trabalho integral de 8 horas diárias. O importante é que você tenha um cronograma para cumprir.
Devo escrever muito ou pouco?
Existem clássicos gigantescos, como é o caso de O Senhor dos Anéis, e outros clássicos curtíssimos, como Alice no País das Maravilhas, por exemplo. O mesmo pode ser definido para clássicos brasileiros, ou de praticamente qualquer país.
Seu livro deve ter o espaço que sua história precisa ocupar para ser contada da melhor maneira possível. É verdade que um livro dificilmente seja publicado com 20 páginas, mas se esse é o tamanho que ela precisa ter, talvez essa história seja um conto, e possa ser publicado dessa forma em um livro da categoria.
Dicas para fazer descrições
Assim como o tamanho dos livros, descrições podem ser enormes ou curtas, extremamente detalhadas ou um pouco mais abstratas, dando espaço para a criatividade do leitor. Não há certo ou errado, o importante é que você seja coerente com sua proposta e com o estilo de escrita utilizado durante uma obra.
Como lido com os personagens?
Um dica importante que é encontrada muitas vezes durante as obras de iniciantes é que os personagens parecem ser uma mesma pessoa com nomes diferentes. Isso ocorre, muitas vezes, pois o autor dedica-se muito ao protagonista e não pensa no desenvolvimento de outros personagens que são importantes para a história.
Crie sua personalidade, sua história e suas particularidades. Uma boa história conta com pessoas completas. É interessante que todos possuam histórias e particularidades, mesmo que não seja contado no livro. Um bom personagem não faz o que o autor quer, mas o que sua própria personalidade o levaria a fazer.
espero ter ajudado,boa sorte!
Resposta:
Primeiro você deve organizar, as ideias que você quer botar, aí depois você começa com a capa, aí faz a apresentação, sumário, aí começa a falar o que você quer .Boa sorte .
Espero ter te ajudado