Querô DELEGADO — Então desce ele. Vê o que arrancam desse sacana. SARARÁ — Só que tem um porém. Ele é menor. DELEGADO — Então vai com jeito. Depois a gente entrega pro juiz. (Luzapaga no delegado e acende no repórter,que se dirige ao público.) REPÓRTER — E o Querô foi espremido, empilhado, esmagado de corpo e alma num cubfculo imundo, com outros meninos. Meninos todos espremidos, empilhados, esmagados de corpo e alma, alucinados pelos seus desesperos, cegados por muitas aflições. Muitos meninos, com seus desesperos e seus ódios, empilhados, espremidos, esmagados de corpo e alma no imundo cubfculo do reformatório. E foi Ia que o Querô cresceu. MARCOS. P.Melhor teatro. Sòs Po Jo:Gíobsf,2CCS (fragmento). No discurso do repórter, a repetição causa um efeito de sentido de intensificação, construindo a ideia de
Soluções para a tarefa
Respondido por
106
A repetição dos termos "espremido, empilhado, esmagado" na fala do repórter, enfatiza a situação caótica a qual o personagem, e os demais meninos que se encontram no reformatório, são submetidos, adicionando um efeito de dramaticidade, com intuito de despertar a atenção do leitor para o imenso desconforto que eles experimentam nesse ambiente.
Resposta: A opressão física e moral, que gera rancor nos meninos.
Respondido por
42
Resposta:
A
Explicação: A repetição é um recurso utilizado pelo repórter para intensificar a denúncia social e a repressão vivenciada pelos meninos.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás