quero aprender fonemas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os fonemas (do grego: fono = som, voz + ema = unidade distinta) representam as menores unidades sonoras que constituem as palavras. São os sons distintivos que produzimos quando exprimimos pela voz nossos pensamentos e emoções.
Como sabemos, as palavras são a unidade básica da comunicação verbal e podem ser divididas em unidades menores, como as sílabas e os sons, na fala, ou as sílabas e letras, na escrita. Quando queremos representar, na escrita, os sons da fala, utilizamos as letras. Dessa forma, podemos dizer que a letra é a representação gráfica do fonema.
Veja os exemplos:
1. A palavra rede tem 4 letras e 4 fonemas:
Letras: r, e, d, e
Fonemas: [r], [e], [d], [e]
Observe que na palavra 'rede' o número de letras representa o número de sons.
2. A palavra hélice tem 6 letras e 5 fonemas:
Letras: h, e, l, i, c, e
Fonemas: [e], [l], [i], [c], [e]
Observe que a Letra 'h' não corresponde a nenhum fonema.
3. A palavra táxi tem 4 letras e 5 fonemas:
Letras: t, a, x, i
Fonemas: [t], [a], [k], [s], [i]
Observe que a letra 'x' tem som de 'ks'. Dessa forma, quando separamos os fonemas, temos [t][a][k][s][i].
Um fonema é a menor unidade sonora (fonológica) de uma língua. São sons que, articulados e combinados, constituem as sílabas, as palavras e a frase, na comunicação oral.
Ao ler um texto em voz alta, uma pessoa estará produzindo sons. Tais sons são gerados pela passagem de ar pelos mais diversos órgãos do aparelho fonador e são conhecidos como sons da fala.
Os sons da fala são diferentes de outros como espirro, ronco e tosse, porque por meio deles a comunicação humana a partir da língua falada se estabelece. Há inúmeras possibilidades de sons a serem produzidos graças a esse mecanismo, mas interessa à gramática aqueles que, sozinhos ou agrupados, formam palavras.
Observe: pato e tato. A diferença entre tais palavras está somente nos sons /p/ e /t/. Entretanto, essa diferença é imprescindível para distinguir o significado de cada uma:
- pato: ave aquática de pés palmados e bico largo;
- tato: sentido pelo qual se percebem as sensações de temperatura, extensão e consistência.
Esse fenômeno ocorre com inúmeros grupos de palavra, como: cal e sal, calar e colar, vendo e vento.
Observações Relevantes
O fonema não deve ser confundido com letra. Na língua escrita, representa-se fonemas por meio de sinais chamados letras. Portanto, a letra é a representação gráfica do fonema. No vocábulo sol, por exemplo, a letra s representa o fonema /s/ (lê-se sê); já na palavra casa, o fonema /z/ (lê-se zê).
Com base nos exemplos acima, percebe-se que fonemas devem ser representados entre barras oblíquas.
Às vezes, o mesmo fonema pode ser representado por mais uma letra do alfabeto. Um exemplo é o fonema /z/, o qual aparece representado pelas seguintes letras: z (cozinha, zero), s (asa, camisa) e x (exame, exato).
Em algumas situações, a mesma letra pode representar mais de um fonema. A letra x, por exemplo, pode representar: o fonema zê (exemplo, exame), o fonema chê (enxame, xale), o fonema sê (aproximar, máximo) e o grupo de sons ks (fixo, êxtase).
Espero ter ajudado!
Fonte: Wikipédia