[...] "Querida Elsi, antes de mais nada, me desculpe por ter ido embora tão de repente, sem me despedir.Sinto muito e espero que não esteja zangada. Às vezes fazemos coisas, sem perceber, ou reagimos inesperadamente diante do que nosso instinto nos diz, e magoamos quem não queremos. Com você e a mamãe também acontece assim, não é mesmo? É que as despedidas são tristes, e eu não queria que você não me deixasse ir, e eu precisava fazer isso. Espero que você compreenda. eu te amo tanto, Elsi, tanto, que não suportaria vê-la chorar ou que você me visse chorar. [...] Agora sei que vai ficar mais tranquila e, sabendo que estou bem, vai se alegrar por nós duas." [...]
a) Identifique os pronomes pessoais que aparecem no trecho, indicando se são retos ou oblíquos e a que pessoa do discurso se referem. Não é preciso repetir as ocorrências.
b) No trecho da carta destacado a seguir, os pronomes não foram empregados de maneira uniforme: Brígida dirige-se à interlocutora, Elsi, usando o pronomes ora da 3 pessoa, ora da 2. Releia-o e responda: a falta de uniformidade entre os pronomes observada nele está de acordo com a situação comunicativa criada no livro? Por quê?
"[...]Temia que você não deixasse ir,e eu precisava fazer isso.Espero que
você compreenda. Eu te amo tanto, Elsi, tanto, que não suportaria vê-la chorar
ou que você me visse chorar[...]."
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
zangada suportaria espero chorar tranquila
touazeitona5:
Nada a ver cara
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Psicologia,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás