Queria um texto não tão grande e nem tão pequeno sobre a guerra civil no continente africano
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não sei se, para você, está grande...
Explicação:
As guerras civis são caracterizadas como conflitos armados que acontecem em uma mesma região, podendo ocorrer em um mesmo estado, nação ou república. Algumas vezes, são incluídos neste termo os conflitos entre dois países que costumavam ser um só, mas foram separados por questões de caráter político, social, econômico, entre outros.
A história da guerra civil no continente africano começou por meio de sua colonização. Entre os séculos X e XIII, a África foi colonizada pelos fenícios, gregos, romanos e árabes. Todos estes povos colocaram as suas próprias culturas dentro do continente e moldaram a estrutura dos países. Já entre os séculos XV e XX, os europeus começaram o domínio político e a exploração econômica do território africano.
A descolonização da África começou no fim da Segunda Guerra Mundial , quando as colônias começaram a lutar por sua independência. Embora o processo de descolonização não fosse forçado através de guerras, as potências tentaram ao máximo continuar com o seu poder sobre o continente e o resultado não foi pacífico.
De acordo com o internacionalista Sebastien Kiwonghi para a revista Dom Total em 2010, o aumento geométrico é um ponto relevante a ser citado após a descolonização do continente, já que diversos novos países surgiram nas relações internacionais, introduzindo também novos valores culturais, econômicos, políticos e religiosos. Há ainda o agravante das relações fundadas nas desigualdades econômicas, na exploração e na dominação política nos moldes coloniais. As metrópoles ainda dependem muito dos movimentos de emancipação – e as guerras civis surgem exatamente com esta realidade.