Português, perguntado por danijanu, 1 ano atrás

Queria saber se esta questão de língua portuguesa cabe recurso. Existe algum professor de língua portuguesa que possa analisar esta questão pra mim por favor?
Segue abaixo, a questão:
QUESTÃO
No trecho “[...] o hormônio do estresse (ACTH) produz sensações de ansiedade e fracasso iminente.”, a palavra em destaque poderia ser corretamente substituída, sem alteração de sentido, por:
A) eminente.
B) notável.
C) próximo.
D) pendente.

Soluções para a tarefa

Respondido por alineonline
0
Iminente pode ser substituído por próximo.

danijanu: o problema e que substituindo próximo no texto ocorrer alteração no sentido
danijanu: e a questão pede a correta ok próximo é a correta mas a questão também pede a palavra que possa ser substituída sem alteração do sentido.
danijanu: esta questão é passível de recurso? pode ser ANULADA?
alineonline: Não é passível de recurso porque a substituição não causa alteração no texto.
alineonline: A letra A é a mais errada de todas. Ela serve pra facilitar a vida do candidato, pois ele devia ignora-la e analisar as outras 3 opções.
danijanu: Cabe recurso sim, pois pegando o trecho do texto a palavra proximo substituindo iminente deixa a frase imcompleta, enquanto notavel se encaixa na frase,e o mais agrvante e que nao se pede sinonimo ,significado ou equivalente, pede-se uma palavra que mantenha o mesmo sentido da frase.
alineonline: Fracasso notável é um fracasso digno de nota. Eu fracassei frio. Fracasso iminente é um fracasso que ainda vai acontecer. É certo que vai acontecer, mas ainda não aconteceu. Pra não mudar o sentido, a gente tem que usar justamente o sinônimo.
alineonline: Olha a palavra anterior. Ansiedade é uma preocupação excessiva por algo que pode acontecer, de novo aspecto futuro.
danijanu: uma palavra que caberia prefetamente seria imediato visto que anteriormente no texto fala de um hormônio que produz essas sensações imediatamente não algo que ainda vai ocorrer.
danijanu: questão pode ser anulada por provocar essas ambiguidades na interpretação.
Perguntas interessantes