Queria saber da resposta porém passo a passo
Soluções para a tarefa
Calculando esse limite, encontramos:
ᅠ
Explanação
Vamos lá? É-nos dado o limite:
ᅠ
ᅠ
É de praxe utilizar as propriedades dos limites para calcular o valor de um limite. Todavia, veja que se fizermos isto aqui, teríamos algo do tipo
ᅠ
ᅠ
, que é uma indeterminação matemática; ou seja, uma expressão com um valor indefinido; impossível de existir no conjunto de números que conhecemos. Por causa disso, faz-se imprescindível o uso de recursos algébricos para que possamos nos desviar destas situações.
ᅠ
PASSO 1
No caso de limites de frações tendendo ao infinito, é interessante dividir o numerador e o denominador por , onde é seu maior grau, a fim de fazer com que apareça frações menores para que possamos por o Teorema do Limite no Infinito⁽¹⁾ em prática. Em nosso caso estaremos dividindo por já que ele é o maior grau da expressão:
ᅠ
ᅠᅠ
ᅠ
PASSO 2
Antes de aplicar o teorema supracitado, vamos usar algumas das propriedades dos limites⁽²⁾⁽³⁾⁽⁴⁾ para trazer mais sentido:
ᅠ
ᅠᅠ
ᅠᅠ
ᅠ
PASSO 3
Segundo o Teorema do Limite no Infinito⁽¹⁾, quando dividimos um número real por um número muito grande, tanto positivo quanto negativo, o resultado se aproximará de zero. Podemos provar isso na prática, por exemplo, dividir 1 por 999999: 1/999999 = 0,0000001... Deu pra entender? Por isso que o limite de com tendendo ao infinito sempre será igual a 0. Então segue que:
ᅠ
ᅠᅠ
ᅠ
Sendo assim, o limite existe e é igual a 2. Alguma dúvida? Pergunte nos comentários! Abraços, Nasgovaskov.
ᅠ
Referências
ᅠ