Queremos a união do Império, mas queremos que o governo econômico das províncias lhes pertença todo; que elas concorram para os encargos da União, mas que não continuem como estão a ser tristes feudatárias do Rio de Janeiro. A centralização como está é um cancro que nos mata e por isso deve acabar. MELO, J. M. F. De. Autos do inquérito da Revolução Praieira. Brasília, DF: Senado Federal, 1979 (adaptado). Com base no manifesto dos revoltosos, a Revolução Praieira de 1848, em Pernambuco, tinha como objetivo a) implantar um regime federalista. B) separar a província do resto do país. C) fortalecer o poder do rei D. Pedro II. D) ter liberdade de comércio com o exterior.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A Revolução Praiaira foi a última revolta do período imperial e buscava a implantação do regime federalista em busca de democratizar e descentralizar o poder, que estava todo nas mãos de aristocratas da época (alternativa A).
O problema de um império é que o poder se concentra nas mãos de poucas pessoas e a população não tem como opinar em nenhuma mudança que seja necessária para a manutenção da sociedade, além de perder diversas liberdades individuais e coletivas.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
ENEM,
4 meses atrás
Artes,
4 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
Informática,
4 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
Filosofia,
10 meses atrás
Ed. Técnica,
10 meses atrás