“Quer se trate do corpo do outro ou de meu próprio corpo, não tenho outro meio de conhecer o corpo humano senão vivê-lo”. Dessa forma, o individuo constrói as relações com o mundo natural e cultural, relações com diversos indivíduos e relações de conquista e aprendizagens que são indissociáveis do seu corpo.
Merleau-Ponty, M. (1994). Fenomenologia da percepção (C. Moura, Trad.). São Paulo: Martins Fontes.
Assinale a afirmativa que sintetize as ideias do texto acima, no sentido do movimento corporal no tempo e espaço.
Escolha uma:
a. Os nossos corpos de adultos e das crianças devem ser valorizados tendo como principio o direito, a dignidade, a liberdade, o conhecimento, a sensibilidade e a vida em sua riqueza e totalidade, trabalhando intencionalmente em todos os tempos e espaços que compõem o cotidiano da escola. Incorreto
b. O movimento corporal busca pela separação do corpo e da mente, referindo-se a não totalidade do ser humano.
c. Os indivíduos são seres passivos. Dessa forma, o movimento corporal é desenvolvido isoladamente nas práticas culturais e sociais, e todo o conhecimento produzido em torno e pelo corpo não se vinculam aos modos de ser e estar no mundo.
d. Todos os modos de ser e lidar com o corpo é constituído de modo isolado do mundo existente.
e. A escola deve organizar tempos e espaços separados para meninos e meninas, em que possam experimentar, descobrir e criar movimentos de acordo com o seu gênero.
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O movimento corporal busca pela separação do corpo e da mente, referindo-se a não totalidade do ser humano. Correto
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O movimento corporal busca pela separação do corpo e da mente, referindo-se a não totalidade do ser humano. Correto
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