quem sao os xatrias e quais sao as funções deles na sosiedade??
Soluções para a tarefa
Xátrias
320 palavras 2 páginas
Exibir mais
Os xátrias ocupavam altos cargos militares ou civis. Reis, nobres, autoridades, senhores feudais, oficiais e guerreiros da realeza, responsáveis pelo poder político e militar. Eles teriam nascido do braço direito de Brahmā e seriam caracterizados pela paixão.
De início, na antiga sociedade védica, esta posição era obtida por meio dos méritos da aptidão, da conduta e da natureza de uma pessoa. Os primórdios da literatura védica citam os xátrias como o nível mais alto entre as castas, seguidos dos brâmanes (sacerdotes e professores da lei), depois dos vaixás (mercadores) e dos sudras (artesãos e operários). O movimento de indivíduos e grupos de uma casta para outra não era incomum; a nomeação para uma casta superior constituía uma recompensa reconhecida por serviços prestados aos governantes. Com o passar do tempo, tornou-se hereditária. Na época moderna, a casta dos xátrias inclui uma ampla classe de grupos que diferem entre si quanto ao status e funções, mas que são unidos por reclamar o governo, por guerrear ou por possuir terras. Esta casta indiana é equivalente à nobreza, fazendo uma comparação com o mundo ocidental.
Alguns acadêmicos consideram que a lenda de que os xátrias foram destruídos por Parasurama, a sexta reencarnação de Vishnu, como punição pela sua tirania, reflete um longo conflito pela supremacia entre os sacerdotes e os governantes, que terminou com a vitória dos primeiros. No final da era védica, os brâmanes eram supremos e os xátrias haviam sido relegados ao segundo lugar. Certos textos legais relatam uma vitória brâmane, mas divergente dos livros épicos. Na vida real é provável que os governantes fossem tidos como superiores, como indica a representação das divindades Vixnu, Críxena e Rama como tal. Com a ascensão do budismo, os xátrias recuperaram sua posição suprema. O assassinato do último imperador máuria Briadrata e de seu general brâmane Pusiamitra .
india
2414 palavras | 10 páginas
O Sistema deCastas (Varna) indiano é dividido de acordo com a estrutura do corpo de Brahma (Primeiro Deus hindu). As quatro principais castas são: -A Boca (Brâmanes) representa os sacerdotes, filósofos eprofessores; -Os Braços (Xátrias) são os militares e os governantes; -As Pernas (Vaixás) são os comerciantes e os agricultores; -Os Pés (Sudras) são os artesãos, os operários e os camponeses. Obs.: A “Poeirasob os pés” não foram originados do corpo de Brahma, Por isso não pertencem às castas….
EXIBIR MAIS
India
1992 palavras | 8 páginas
estados do norte, entretanto estão profundamente divididos entre estas linhas, com muitas organizações clamando por afirmar a superioridade da casta Bramanista e o seu direito de acesso exclusivo aos escalões mais altos da hierarquia social. Xátria Os xátrias, a dani da a pererek td dia chátrias ou chatrias[1] (em híndi क्षत्रिय, transl. kṣatriya, do sânscrito क्षत्र transl. kṣatra) formam uma das quatro castas no hinduísmo. Constituem a ordem dos altos postos militares e na sua maioria governantes….
EXIBIR MAIS
CASTAS INDIANAS
587 palavras | 3 páginas
prestígio social ou do papel econômico que têm. PIRÂMIDE DO SISTEMA DE CASTAS BRAHMANES: sacerdotes, filósofos e artistas. XÁTRIAS: guerreiros (“heróis”), políticos, administradores e gestores públicos (governantes). VAIXÁS: comerciantes, negociantes, profissionais qualificados. SUDRAS: agricultores e JATIS – profissionais liberais (diplomatas prestadores de que não são xátrias) serviço.. PÁRIAS ou DALITS- OS “INTOCÁVEIS”: serviço “sujo”, profissionais sem BRAHMANES - Vêm da boca do deus Brahma;….
EXIBIR MAIS
Sociedade indiana
788 palavras | 4 páginas
repousa numa sociedade camponesa do tipo patriarcal que oferece, também, traços de matriarcado e cujos atos principais são baseados no sacrifício. Se bem que desde o princípio as duas classes dos sacerdotes (brâmana) e dos nobres guerreiros (rajania ou xátria) sejam consideradas como dirigentes indiscutíveis, não nos parece que houvesse grande rigor na repartição da sociedade no início da época védica; mais tarde surge uma divisão mais nítida, formando-se, então, duas outras classes, .
f.