Quem são os analfabetos e a relação deste perfil com as perspectivas de classe, raça, gênero e geração:
Orientações:
1) leia o texto abaixo;
2) elabore um texto dissertativo claro e curto, de forma que demonstre os seus argumentos de análise do material proposto( 15 a 20 linhas);
A pergunta que nos fazemos nesta Unidade II é Quem são os analfabetos?, ou seja, quem são as pessoas que não sabem ler e escrever um simples bilhete, de acordo com os nossos censos.
No que diz respeito à relação classe, raça, gênero e geração Ferraro (2010, p. 513-514) apresenta duas variáveis na relação cruzada sexo e cor (de acordo com o censo) que são:
1. Há uma inversão da desigualdade entre homens e mulheres (sexo) e na frequência à escola, que se mantém nas categorias de cor ou raça.
2. A desigualdade de aproximadamente 2 anos de estudo apresentada pela população negra em relação à branca é verificada em todos os grupos de idade da geração até 1920 e à geração de 1970/1980, sendo mantida tanto entre os homens como entre as mulheres. Nesse sentido, o autor afirma que:
[...] o tratamento conjugado de sexo e cor ou raça em sua relação com escolarização permite verificar que cada uma dessas duas variáveis obedece a uma lógica distinta. Com efeito, a desigualdade entre homens e mulheres se inverte a partir da geração 1950/1960, enquanto que a desigualdade de cor ou raça (entre brancos(as) e negros(as)) se mantém constante em termos absolutos (aproximadamente 2 anos de estudo), embora, em termos relativos, se torne menor a cada geração. (FERRARO, 2010, p. 513-514)
Assim, verificamos que a escolarização e, consequentemente, a taxa de analfabetismo estabelecem uma relação direta com as questões que envolvem as desigualdades sociais e educacionais, a questão de gênero e raça, a questão de geração
Soluções para a tarefa
Respondido por
32
Os analfabetos são pessoas que não sabem ler escrever um simples bilhete no que diz a respeito ao senso em relação a classe raça gênero.
Perguntas interessantes