Administração, perguntado por baranskics, 3 meses atrás

Quem revestiu de tanto poder e prestigio?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta:

Para Weber, "o Estado é uma relação de homens dominando homens, relação mantida por meio da violência legítima (isto é, considerada como legítima). Ele é uma comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território".

O Estado tem o poder de coerção sobre os indivíduos, e de formular leis para controlar a conduta da sociedade. Para que o Estado exista, os dominados devem obedecer à autoridade alegada pelos detentores.

O poder do Estado é expresso através de grande quantidade de instituições de administrações públicas, o Parlamento, os militares, e assim por diante, não restando ao poder econômico das classes, mas a convicção de que instituições e comandos do Estado são legítimos.

Weber afirmava que os Estados deveriam possuir representantes soberanos, para governarem o mesmo, mas, para que isso ocorresse, a sociedade deveria eleger os governantes através de votação.

Depois de o Estado possuir seu governante, o mesmo, teria de formar sua equipe de trabalhadores de extrema confiança, onde estes formam o seu "gabinete".

O governante eleito é possuidor de um grande poder, conseguido através da política que Weber dizia ser uma das formas de se obter poder, além do poder concebido pela riqueza.

Weber dizia que "todo homem, que entrega a política, aspira ao poder – seja porque o considere como instrumento a serviço da consecução de outros fins, ideais ou egoístas, seja porque deseje o poder "pelo poder", para gozar do sentimento de prestígio que ele confere".

 

Mas o desejo que um homem tem em dominar o outro, ao meu ver, surgiu com o aparecimento da sociedade capitalista, onde o consumismo e a ganância se tornaram maiores.

Para Weber, o Estado na sociedade capitalista facilita a reprodução de relações de classe, a manutenção das propriedades particulares, de meios de produção, e assim, até o Estado é o elo entre o político autônomo e a organização do burocrata. Foi o capitalismo quem favoreceu a expansão da administração racional no Estado.

A sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros.

Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.

Para Weber, as normas e regras sociais são o resultado do conjunto de ações individuais.

Espero ter ajudado!!

Perguntas interessantes