Quem responder certinho eu do 50 pontos.
1. A atitude do pai, ao atender a porta, demonstrava
(A) raiva com a filha.
(B) irritação com o entregador.
(C) conhecimento sobre o pacote.
(D) descontentamento com a empregada.
2. Pelo contexto, pode-se inferir qual era o motivo da irritação do narrador com o entregador?
3. " Sinto alguma coisa de íntimo naquele ' senhorita Regina Celi'". Qual a função das aspas no contexto anterior?
4. "- Vem, papai!" o emprego do ponto de exclamação no final da frase anterior, reforça qual ideia?
5. "Pois ai estava o rock, matinal, cor de sangue e metal inudado o dia e o quarto com sua voz rouca,...". O pronome possessivo SUA relaciona-se a qual termo?
6. " mas ali estamos, eu e a senhorita REGINA CELI, UMA MENINA que ainda pegou no colo(...) Quando ELA tenho medo do mundo". Os três termos destacados referem-se à mesma pessoa? Explique?.
Textoo.....
Do rock
Carlos Heitor Cony
Tocam a campainha e há um estrondo em meus ouvidos. A empregada estava de folga, o remédio era atender o mau-caráter que me batia à porta àquela hora da manhã. Vejo o camarada do bigodinho com o embrulho largo e enfeitado.
— É aqui que mora a senhorita Regina Celi?
Digo que não e fulmino o importuno com um olhar cheio de ódio e sono, mas antes de fechar a porta sinto alguma coisa de íntimo naquele “senhorita Regina Celi”, sim, há uma Regina Celi em minha casa, minha própria filha, mas apenas de 12 anos, uma guria bochechuda ainda, não merecia o título e a função de senhorita.
Chamo o homem que já estava no elevador. Eram CDs, a garota encomendara um mundão de CDs numa loja próxima, e pedira que mandassem as novidades, pois as novidades estavam ali, embrulhadinhas e com a nota fiscal bem às claras.
Gemo surdamente na hora de assinar o cheque e recebo o embrulho. A garota dormia impune, o mundo podia desabar, e ninguém a despertaria do sono 12 anos. Deixo o embrulho em cima do som e volto para a cama, forçar o sono e a tranquilidade interior, abalada pelo cheque tão matutino e fora de propósito. Quando ordeno os pensamentos e ambições no estreito espaço do meu pensamento e retomo um sono e um sonho sem cor nem gosto, começa o rock.
Anos atrás, seria começa o beguine. Mas o beguine passou de moda, e o swing, o mambo, o baião e outras pragas vindas de alheias e próprias pragas. Pois aí estava o rock, matinal, cor de sangue e metal inundando o dia e o quarto com sua voz rouca, seu compasso monótono e histérico.
Purgo honestamente meus pecados e lembro o pai, que me aturava a mania pelos sambas de Ary Barroso. O velho não dizia nada, mas me olhava fundo e talvez tivesse ganas de me esganar. Mas me aturava e aturava o meu Brasil brasileiro. Hoje, aturo o rock. Vou ao banheiro, lavo o rosto, visto um short e vou para a sala disposto a causar boa impressão à senhorita Regina Celi, que de babydoll, esbaforida, se degringola ao som de U2.
O tapete já fora arrastado e amarfanhado a um canto. Meu castiçal de prata foi profanado com a cara de um tipo até simpático que naquela manhã ganhará alguma coisa à custa do meu labor e cheque. A senhorita Regina Celi tem a cara afogueada, os pés e as pernas avançam e ficam no mesmo lugar, o corpo todo treme e sua, até que ela me estende o braço.
— Vem, papai!
O peso dos meus invernos e minhas banhas causa breve hesitação. Mas ali estamos, eu e a senhorita Regina Celi, uma menina que ainda pego no colo e aqueço com meu amor e o meu carinho, quando ela tem medo do mundo ou de não saber os afluentes da margem esquerda do rio Amazonas na hora do exame. Ela me chama e me perdoa.
Então, aumento o volume do som, espero o tal do U2 dar um grito histérico e medonho — e esqueço o cheque, a vida e a faina humana rebolando este cansado corpo-pasto de espantos — até que o fôlego e o U2 acabem na manhã e no som.
Soluções para a tarefa
2_Ele estava com muita raiva do entregador porque ele ficava fazendo muito barulho com a campainha e tinha acontecido logo de manhãzinha, por isso incomodou seu sono e sua raiva aumentou.
3_Porque ele não estava aprovando a utilização do pronome de tratamento "senhorita" falado para sua filha.
4_A ideia de que ela estava o chamando com urgência.
5_Se referia a voz rouca.
6_Sim, pois o narrador fazia comentários sobre a menina, pois gostava dela.
1) Primeira resposta: Alternativa B) irritação com o entregador.
O pai estava irritado com o entregador por que ele chegou em um horário muito tarde da noite, e para a filha dele, que segundo ele mesmo não merecia ser chamada de senhorita.
Outro ponto foi o cheque, que ele claramente não queria ter feito para pagar a entrega.
Em seguida a filha dele começa a tocar os CD's que acabaram de chegar, no único momento que o pai tinha para tentar dormir.
Porém, ele já estava irritado com outros problemas, como a folga da empregada, o sono que ele vinha sentindo.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20239172
2) Segunda resposta: O problema central da sua irritação era a falta de sono e dificuldade para dormir, agravada por outros problemas, como a folga da empregada e o entregador.
Outros problemas a filha dele, que encomendou CD's com o dinheiro dele e ainda começou a escutar as musicas em um horário inapropriado, no único momento em que o pai conseguiria dormir.
Mas ele se lembra de como o pai dele também aturava as dores de cabeça que ele causava ao seu pai, e tenta relevar ao máximo o barulho da filha.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/18226493
3) Terceira resposta: Ele não aprovava o uso do pronome de tratamento "senhorita" em sua filha, isso ocorre pois é um termo que refere-se a uma mulher solteira, e a sua filha ainda é uma criança de 12 anos.
Geralmente, senhorita é usado para tratar de forma educada uma mulher que está solteira, seja por conta da etiqueta do negocio, ou como uma forma de flerte.
No caso, o pai se sentiu incomodado com o uso do "senhorita", por ela ainda ser nova demais, além de estar sensível a pequenos problemas.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/19269617
4) Quarta resposta: O ponto de exclamação foi usado para dar urgência ao chamado da filha para dançar escutando as musicas dos CD's que foram comprados.
O pai se sente aliviado nesse momento, pois ele está com a sua filha e percebe que ele ama mais ela do que odeia os problemas que ocorreram até esse momento
Outro ponto importante são as memorias que ele tem do pai dele relevando todos os pequenos problemas e incômodos que ele criava para a sua família.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20558224
5) Quinta resposta: O pronome possessivo SUA relaciona-se a voz rouca dos cantores de rock e metal que a filha dele está escutando, além de outros pontos da musica, como o compasso monótono e histérico.
Todos esses "agravantes" das musicas tocadas só pioram o mau-humor dele, que lembra de como o pai dele aturava as manias dele pelos sambas de Ary Barroso.
Posteriormente ele fala que atura o rock justamente porque o pai dele aturava os sambas da época dele, e segue o seu dia normal.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/22915490
6) Sexta resposta: Sim, todos os termos destacados referem-se a menina, a Regina Celi, pois o narrador gostava muito dela, que é sua filha, que mesmo lhe causando problemas diversos, ele amava ela e ele sabia que ela o amava.
A partir daí ele passa a relevar todo o cansaço que sente e mau-humor por conta do sono e das constantes interrupções, e segue dançando com ela as musicas dos CD's.
Esse texto traz uma reflexão sobre educação familiar, e de como o amor é a melhor forma de educar, em vez de reprimir todo e qualquer comportamento da filha.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/23260330