História, perguntado por CahZembrani, 5 meses atrás

Quem representava o povo na Grécia antiga?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0

A Ágora Antiga de Atenas era o centro da vida social, política e comercial da cidade na antiguidade. Atuando como coração da cidade, na Ágora Antiga aconteciam tanto reuniões e debates políticos como eleições, celebrações religiosas, atividades mercantis, atuações teatrais ou competições atléticas.

No modelo de democracia que imposta na Grécia Antiga, os representantes do povo, eram pessoas de uma elite aristocrática oligárquica denominada de “eupátridas” ou “bem nascidos”, os quais detinham o poder político e econômico na polis grega.

Como forma de garantir o processo democrático na cidade, Clístenes adotou o “ostracismo”, onde os cidadãos que demostrassem ameaças ao regime democrático sofreriam um exílio de 10 anos. Isso impediu a proliferação de tiranos no governo grego.

Sendo assim, o poder não estava somente concentrado na mão dos eupátridas. Com isso, os demais cidadãos livres maiores de 18 anos e nascidos em Atenas poderiam participar das Assembleias (Eclésia ou Assembleia do Povo), embora as mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos estavam excluídos.

Diante disso, podemos intuir que a democracia ateniense não era para todos os cidadãos sendo, portanto, limitada, excludente e elitista. Estima-se que somente 10% da população desfrutavam dos direitos democráticos.

Além de Clístenes, Péricles deu continuidade à política democrática. Ele foi um importante democrata ateniense que permitiu ampliar o leque de possibilidades para os cidadãos menos favorecidos.

Anexos:
Perguntas interessantes