História, perguntado por alexsandradanie, 1 ano atrás

quem realizava o trabalho da retirada do pau brasil?o que era oferecida em troca?

Soluções para a tarefa

Respondido por ketllenbarros
149
O trabalho de extração do pau-brasil era feito com mão de obra indígena, obtida a partir da prática do escambo, ou seja, da troca de mercadorias e bugigangas europeias pelo trabalho pesado. Os índios encarregavam-se de derrubar as madeiras, cortá-las em toras, transportá-las para as feitorias e acomodá-las; em troca, recebiam objetos como miçangas, tecidos, vestimentas diversas, canivetes, facas e outros utensílios desse gênero. Entre os anos de 1503 e 1505, o monopólio do pau-brasil ficou sob o domínio de Fernando de Noronha (o descobridor do arquipélago que leva o seu nome) e de seus sócios.
Respondido por maraamaral358
33
Uma informação a cerca das trocas...
Os índios estavam na Idade da Pedra Lascada, os portugueses na Idade do Metal, então ... as bugigangas eram o quê?
Eram machados, serras, facas, agulhas, lanças,pregos, grampos, espelhos, revólveres, carabinas, panelas, bacias, baldes, canecas, armações de barracas, capacetes, etc que encantavam os índios. Eram tecnologias que facilitavam o trabalho árduo.
As mulheres se encantaram com o sutiã, pois era uma peça que dava sustentação ao seio e assim, não pesava tanto para os afazeres, as caminhadas da coleta e da colheita.
Portanto, para os portugueses era bugiganga e ficamos repetindo o que eles diziam como opressores.
Do ponto de vista do índio, era uma maravilha que custava pouco: o corte das árvores, apenas!
Perguntas interessantes