Quem puder me ajuda nessas perguntas, agradecerei desde já.
A) Os dois cartazes foram elaborados em momentos distintos da guerra. Observe a data de elaboração de cada um deles e contextualize a posição da França no conflito.
B) Os cartazes defendem o mesmo lado no conflito? Justifique sua resposta com base nos elementos da imagem.
C) Os dois cartazes mobilizam representações históricas distintas para defender suas propostas políticas. Identifique quais elementos históricos são mobilizados e relacione esses elementos com as propostas defendidas pelos documentos.
Soluções para a tarefa
A - Na época da produção do primeiro,1939, a França estava no início do combate contra os nazistas, enquanto que no segundo, em 1941, já havia sido derrotada pelos nazistas e encontrava-se ocupada, de modo que o Estado Francês passou a integrar (por meio do colaboracionismo) a frente nazista.
B - Não. No primeiro há uma luta anti-nazista, em defesa da liberdade, e no segundo uma luta anti-bolchevista (ou seja, alinhada com o Eixo, que era a aliança inimiga da França no início da guerra).
C - No primeiro é mobilizada a Revolução Francesa e os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, com a defesa da democracia, enquanto que no segundo há o uso do símbolo das cruzadas, como uma "união de fé" contra o "demônio" do comunismo.
Resposta:
a) O primeiro cartaz foi produzido em 1939, ano em que teve início a Segunda Guerra Mundial. Nesse momento, a França declarava guerra aos alemães e se preparava para enfrentá-los no campo de batalha. Já o segundo cartaz é de 1941, quando a França já tinha sido derrotada e ocupada pelas forças alemãs. No período, o país foi dividido em duas partes: uma diretamente ocupada pelos alemães; outra com um governo autônomo, mas que colaborava com os alemães.
b) Não. O primeiro cartaz defende a luta contra os alemães e a organização dos esforços de guerra dos franceses para deter o avanço nazista. Para isso, os franceses representam seu território como a terra da liberdade, o que permite identificar por oposição que a Alemanha seria o lugar da falta de liberdade.
Já o segundo cartaz, produzido já durante o período da ocupação alemã, defende a luta ao lado dos alemães contra as forças soviéticas. Por isso, a França é representada como um dos territórios que compõe a grande coalizão que levará adiante a cruzada contra o bolchevismo.
c) O primeiro cartaz mobiliza elementos históricos relacionados à Revolução Francesa, como o soldado que veste trajes comumente associados ao período revolucionário. O título do cartaz também faz alusão a esse aspecto, ressaltando que os franceses formam os soldados da revolução. Nesse sentido, a ideia é associar a Revolução Francesa e a luta pela liberdade à luta contra as forças nazistas.
O segundo cartaz mobiliza outro tipo de referência histórica: as Cruzadas cristãs da Idade Média. Dessa forma, ele associa a luta santa do passado com a luta contra as forças comunistas da União Soviética. A ideia é representar tal luta como a união do Ocidente contra um inimigo que representa valores diferentes, tal qual o Ocidente teria se unido durante as lutas medievais para combater os infiéis.