História, perguntado por 000000000000011111, 1 ano atrás

Quem proclamou a independência da Nigéria??

Soluções para a tarefa

Respondido por annygabryelle64
1

A República Federal da Nigéria ocupa uma área de 923,768 km ², às margens do Golfo da Guiné.


Tem Benin em seu lado ocidental, Níger, no Norte, Chade para o norte-leste e Camarões, a leste e sudeste. É o país mais populoso da África.


Sua população é extremamente diversificada, com mais de 250 grupos étnicos, alguns numeração menos de 10.000 pessoas.


Dez grupos étnicos, incluindo Hausa-Fulani, Yoruba, Ibo, Kanuri, Tiv, Edo, Nupe, Ibibio e conta Ijaw por quase 80% da população total.


A maioria de sua população é concentrada na parte sul do país, bem como na área de assentamento densa em torno de Kano, no norte. Entre as duas áreas é uma correia de baixa densidade populacional média.

História Pré-colonial


Entre o século 11 e da conquista colonial europeu no final do século 19, a área em torno da Nigéria foi o lar de uma série de sociedades sofisticadas e influentes.


Entre os mais importantes foram o Reino nordeste de Borno, o city-state/kingdoms Hausa de Katsina, Kano, Zaria e Gobir no norte-central da Nigéria, o city-states/kingdoms Yoruba de Ife, Oyo, e Ijebu no sudoeste da Nigéria , o reino do sul de Benin, e as comunidades Igbo do leste da Nigéria. Extensas redes de comércio desenvolvido entre essas sociedades e ao norte em todo o Saara.



Durante o século 19, a abolição do comércio de escravos abriu o caminho para a expansão do comércio de produtos agrícolas da África para a Europa, particularmente a partir de óleo de palma da África Ocidental áreas costeiras.


O enclave costeiro de Lagos tornou-se uma colônia britânica em 1861, um centro de expansão do comércio britânico, em missões, e influência política. Final do século 19 e início do século 20 era Lagos também um centro para as elites educadas do Oeste Africano que estavam a desempenhar funções de relevo no desenvolvimento do pan-africanismo, assim como o nacionalismo nigeriano.


Até o final do século 19, a Grã-Bretanha iniciou uma agressiva expansão militar na região. Um protetorado foi declarado sobre o norte da Nigéria em 1900.


Apesar da perda de soberania, as fortes tradições políticas e culturais destas sociedades inicialmente permitiu que muitos para acomodar o domínio britânico nominal com pouca mudança em seu modo de vida.




Perguntas interessantes