Quem nos mostrará o Bem? Ouçam a resposta: está gravada dentro de nós a luz do vosso rosto Senhor. Nós não somos a luz que ilumina a todo homem, mas somos iluminados por Vós."(Confissões-Santo Agostinho)
“Deus não espera que submetamos nossa fé a ele sem razão, mas os próprios limites da nossa razão tornam a fé uma necessidade.” (Tomás de Aquino)
a)Qual o ponto de concordância e discordância entre as duas frases? Que elementos éticos do pensamento medieval é possível perceber nos dois trechos? Aponte as influências do pensamento de Platão e Aristóteles nos dois trechos citados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O ponto de concordância é a importância da fé em ambos.A discordância são as linhas de raciocínio dos pensadores/teólogos.
Explicação:
No trecho de Agostinho : "...Nós não somos a luz que ilumina a todo homem, mas somos iluminados por Vós." Vemos a influência platônica onde ,como em Platão, o homem no mundo está nas sombras(da caverna) e é libertado pela luz da verdade.Agostinho chama a verdade de Platão de fé ,que seria para ele o Bem que nos acontece.
Já no trecho de Aquino: "Deus não espera que submetamos nossa fé a ele sem razão..."A influência de Aristóteles se sente quando só entendemos a verdade por meio da razão ,Aquino então pensa: só entendemos a fé por meio da razão.Sendo a fé algo que temos que buscar ,não que nos acontece.
Isso tudo implica, na ética dos predestinados de Agostinho ,e na dos que tem que buscar a salvação a de Aquino.