Quem não tinha ouro não podia nem mesmo pagar impostos calculados em ouro. Por toda parte no Império Romano as massas camponesas se sentiam oprimidas sob o peso da nova economia. Os pequenos camponeses-proprietários tornaram-se dediticii (dependentes) dos ricos, eis aqui os primeiros indícios do sistema econômico da vassalagem. A colossal crise econômica do Baixo Império, derivada do profundo desequilíbrio entre produtividade e as exigências da centralização, levou ao declínio da unidade supranacional, baseada na economia monetária.
O período histórico de transição citado no texto acarretou uma transformação na organização desta sociedade marcada
a) pelo crescimento do colonato. b) pelo aumento da população latina.c) pela vitória nas campanhas militares.d) pela eficácia do abastecimento urbano.e) pelo fortalecimento dos centros administrativos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
102
É correta a alternativa A.
O colonato foi o sistema econômico estabelecido em Roma a partir do século III e foi um sistema político e econômico típico da crise do final do Império Romano.
No colonato o cidadão trabalhava nas terras que pertenciam a outro e pagava por este "privilégio" com parte daquilo que produzia. Era, assim, uma forma de cobrar impostos de alguém que, de outro modo, não os poderia pagar, e contribuiu para a desaceleração do comércio e a eventual queda do Império.
Respondido por
15
Resposta:
a) pelo crescimento do colonato.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás