Pedagogia, perguntado por louvorista7289, 5 meses atrás

Quem não gosta de diversão? Todos nós gostamos de momentos de diversão, descontração, alegria, pois ficamos extasiados com a possibilidade de aproveitar intensamente algum momento ou situação. Com os alunos na escola não é diferente, a possibilidade de divertir-se enquanto aprende é algo que os deixa entusiasmado, isso indica que o momento de encontro da criança com o universo escolar precisa ser mágico, encantador e prazeroso, para que assim, a aprendizagem passe a ser significativa. O processo de alfabetização precisa acontecer de forma lúdica, em que o professor busque ferramentas que tornem esse processo encantador e prazeroso. FARIAS, E. G. De. As cantigas e brincadeiras de roda como instrumento pedagógico na alfabetização. 58f. Monografia (Licenciado em Pedagogia) - Universidade de Brasília-UNB, Alto Paraíso, 2013. Um ótimo meio para que essas habilidades sejam trabalhadas é a cantiga de roda, pois propicia interatividade, diversão e aprendizagens. As cantigas de roda e as parlendas, quando bem direcionadas, apresentam-se como recurso para a leitura lúdica no processo de introdução da criança no mundo da leitura. Com suas construções fáceis, poéticas e ricas em rimas, facilitam a compreensão do código linguístico. SOARES, M. A. ; RUBIO, J. De. A. S. A utilização da música no processo de alfabetização. Revista Eletrônica Saberes da Educação, São Roque, 2012, p. 11. Refletindo sobre o uso das cantigas de roda na escola, faça um texto dissertativo com o seguinte título: A cantiga de roda como instrumento de aprendizagens. O texto deve ter no mínimo 20 e máximo 30 linhas, linguagem formal, citar direta ou indiretamente autores, ou seja, fazer uso de citações

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
0

O roteiro para a atividade, (de forma dissertativa) deve seguir um padrão de abordagem dentro do que o exercício pede.

Como podemos apresentar a brincadeira como um veículo de aprendizagem?

Escolhemos a cantiga de roda para o ensino, por tanto, a participação nessa brincadeira deve ser ativa por parte do aluno.

Quais as bases devemos considerar para que a brincadeira seja colocada em prática no ambiente escolar?

É importante partir de um relatório, valorizar a bagagem individual do aluno, proporcionar um olhar coletivo para que ele construa o saber com os demais alunos, ale1m de aprender as letras, visto que as cantigas devem ser cantadas por todos.

Mais sobre a educação em Paulo Freire:

brainly.com.br/tarefa/25316975

#SPJ4

Perguntas interessantes