Português, perguntado por pedroo574, 1 ano atrás

quem muda as regras da língua portuguesa ???

Soluções para a tarefa

Respondido por alineonline
1
O tempo!

Regras são juízo de valor impostas pela variedade de maior prestígio na sociedade.

Não, eu não sou contra a norma culta. Ao contrário, sou muito a favor. E se algum sociolinguista fizer um dossiê com meus erros, eu faço questão de autografar. Eu não disse que eu domino, eu disse que sou a favor :)

A escolha da variedade de prestígio é uma construção histórica. O que era errado há 200 anos hoje é regra obrigatória no livrinho de gramática. Ganha a variedade que tem mais falantes e mais prestígio, há mais tempo.


O que chamamos de errado hoje pode ser regra daqui a 100 anos? Possivelmente. Há pessoas hoje que combatem essa possibilidade? Claro que há.


A compilação das regras é feita por gramáticos e linguistas de renome entre seus pares e ratificada pelas instituições de Língua, Literatura e Ensino do país. Em tempos globalizados, de vez em quando essas instituições se reúnem e assinam tratados de compatibilização do português falado oficialmente em 7 países diferentes. O tratado mais famoso e mais recente é o AO90, que nós conhecemos como "Acordo Ortográfico".

Respondido por Liziamarcia
2
No mundo temos 8 países que falam a língua portuguesa , cada país tinha suas regras ortográficas o que dava muita confusão e polêmica .
Com o intuito de facilitar o intercâmbio cultural Entre estes países , gramáticos, escritores e professores de Língua Portuguesa fizeram
Um Acordo Ortográfico, para facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre os países que falam Português e ampliar a divulgação do idioma e da literatura portuguesa.
Teremos assim :
- a redução dos custos de produção e adaptação de livros;
- a facilitação na aprendizagem da língua pelos estrangeiros;
- a simplificação de algumas regras ortográfica
-mas o acordo é meramente ortográfica , isto é na língua escrita .

Liziamarcia: Escolha uma melhor resposta e ganhe metade dos pontos de volta.
Perguntas interessantes