Quem me dera, desmanchei em rosca quinze kilos de farinha, tou podre. Outro dia a gente vamos. Falou meio triste, culpada, e um pouco alegre por recusar com orgulho. Teatro! disse no espelho. Teatro! mais alto, desgrenhada. Teatro! e os cacos voaram sem nenhum aplauso. Perfeita. Prado, a. Oráculos de maio. São paulo: siciliano, 1999. Os diferentes gêneros textuais desempenham funções sociais diversas, reconhecidas pelo leitor com base em suas características específicas, bem como na situação comunicativa em que ele é produzido. Assim, o texto a diva a narra um fato real vivido por maria josé. B surpreende o leitor pelo seu efeito poético. C relata uma experiência teatral profissional.
Soluções para a tarefa
O texto apresentado é um poema narrativo que leva o leitor a se surpreender com seu final, pois se utiliza de um efeito poético para transformar a personagem em uma diva do teatro (Alternativa B).
Poema Narrativo
Poema narrativo é um tipo de poema que conta uma história através de seus versos, narrando os acontecimentos e empregando ao poema características próprias do texto narrativo, como personagens e diálogos.
Muitos dos poemas narrativos utilizam como tema o romance romântico, por se assemelhar mais ao gênero poema e às histórias de cavalaria.
Outras características do poema narrativo é a presença de versos medidos e a ausência de rimas, além de não apresentarem um parâmetro rígido em relação ao tamanho, podendo ser curtos ou longos. Quando curtos, os poemas narrativos se assemelham muito ao conto.
Conheça mais sobre Gênero Poema aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/20455124
#SPJ4