Quem já não sonhou em sentir-se totalmente livre? Em singrar os mares sentindo-se parte de um mundo que não conhece fronteiras? Liberdade, vento, mar... Quando vi a escultura de Vitória de Samotrácia, que se encontra no Museu do Louvre, em Paris, compreendi o que deve ter sentido o curador do museu ao escolher aquela localização para exibir a escultura, ou seja, no alto de uma escada, de onde se tem a sensação de que essa vai alçar voo, ou de que o vento está soprando e tocando suas vestes molhadas; acredita-se que esta escultura representava uma figura de proa, utilizada nos navios para afastar os perigos dos mares bravios e assegurar vitórias nas guerras. Apaixonei-me, naquele momento, pelo período helenístico, pois representa a liberdade cultural do período. (Disponível em Acesso em jun. 2010.)
Reconheça entre as alternativas qual se refere corretamente sobre a escultura de Vitória de Samotrácia.
Escolha uma:
a.
A Niké de Samotracia, também conhecida por Vitória de Samotrácia é uma escultura que representa a deusa Atena Niké cujos pedaços foram descobertos em 1863, nas ruínas do Santuário dos grandes deuses de Samotrácia, no Mar Egeu. Essa escultura é considerada uma das obras mais famosas do período Helenístico e fazia parte de uma fonte, com a forma de proa de embarcação, em pedra calcária, doada ao santuário provavelmente pela cidade de Rodes. Atualmente está em lugar de destaque numa escadaria do Museu do Louvre, em Paris.
b.
Apesar dos danos significativos e de estar incompleta, a escultura de Vitória de Samotrácia é considerada uma das grandes sobreviventes e uma das mais famosas esculturas do período clássico. Mostra maestria na forma e no movimento, que impressionou críticos e artistas desde sua descoberta. É particularmente admirada por seu naturalismo e pela fina realização dos drapeados.
c.
Encontrada durante na ilha de Milos, no Mar Egeu, a obra contrasta a delicadeza da forma feminina com a textura pesada do manto. Ela já teve braços, mas não se sabe ao certo em que posição. A escultura em mármore da Vitória de Samotrácia, também chamada de Venus de Milos, se encontra no Museu do Louvre, em Paris.
d.
A história de sua descoberta em 1820 na ilha de Milo e a forma como perdeu os braços foram narradas pelas fontes primitivas em versões contraditórias que nunca puderam ser de todo esclarecidas, mas depois de sua aquisição pela França foi imediatamente exposta no Louvre, oficialmente como uma obra-prima da prestigiosa geração clássica.
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É verdadeira a afirmativa A.
A Vitória (ou Niké) de Samotrácia foi encontrada em 1863 nas ruínas de um grande templo grego - o Santuário dos grandes deuses -. A própria Niké, contudo, não é uma deusa, mas uma musa, uma figura mitológica grega que seria responsável por inspirar os artistas e conduzir o espírito humano às grandes descobertas.
A estátua, hoje mantida no Louvre, espanta quem a vê pelo seu preciosismo técnico e, mesmo estando incompleta - não possui cabeça ou braços - é facilmente reconhecível como uma grande obra dos antigos mestres.
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