quem inventou os fogos de artifício
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pessoa não indendificada
A história da pirotecnia provavelmente iniciou-se na Ásia, já na Pré-História. Mas, seguramente, podemos afirmar que a pólvora foi fabricada pela primeira vez, por acaso, na China há cerca de 2000 anos. Um alquimista chinês juntou acidentalmente salitre (nitrato de potássio), enxofre, carvão e aqueceu a mistura.
Produção
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de fogos de artifício, atrás apenas da China.[4] O município de Santo Antônio do Monte na região Centro-Oeste de Minas Gerais é o maior polo de produção do país. Santo Antônio do Monte produz e desenvolve fogos de artifício desde as matérias-primas de base, executando vários processos produtivos até o produto final. Santo Antônio do Monte é responsável por aproximadamente 51% da produção brasileira de fogos de artifício.
Química
Além de se valerem da luz e calor do sol, os homens, em seus primórdios, utilizavam também o fogo. Embora não soubessem provocar fogo, os homens talvez tenham aproveitado incêndios acidentais provocados por raios ou por lava incandescente de algum vulcão. Aprenderam inicialmente, a manter o fogo. Os "guardiões do fogo" vigiavam dia e noite esses incêndios acidentais, alimentando-os com gravetos, folhas, etc. Há 500 mil anos, o homem primitivo queimava madeira para conseguir luz e calor.
O uso de explosivos e fogos de artifício, foi desenvolvida de forma acidental, há milhares de anos antes de Cristo, na Ásia, antes mesmo da criação da pólvora, que só ocorreu por volta de dois mil anos atrás.
Povos pré-históricos perceberam que, ao lançarem bambus verdes na fogueira, ocorriam pequenas explosões. Posteriormente, com a criação da pólvora, as técnicas foram somadas e o resultado das explosões eram ainda mais atrativos, com variação das cores, resultado da queima de diferentes elementos químicos.
Bons estudos!