Quem inventou o pão
Soluções para a tarefa
Resposta:
Há relatos que o pão surgiu na Mesopotâmia (atual Iraque) há 12 mil anos, em decorrência do cultivo de trigo, o qual as pessoas utilizavam pedras para moer os grãos desse trigo, misturando-o com a água. O resultado disso era uma massa cozida sobre o fogo.
No entanto, foram os egípcios que descobriram e iniciaram o processo de fermentação. A mistura de água com farinha era exposta ao sol até que ocorresse a formação de bolhas e, a partir daí, eram assadas entre pedras aquecidas.
Na Europa, o pão chegou há aproximadamente 250 anos a.C, sendo inicialmente preparado em padarias. Com a queda do Império Romano, essas padarias foram fechadas e o pão começou a ser fabricado nas próprias residências. A partir do século XVII a França se destacou na produção desse alimento, sendo considerada como o centro mundial de fabricação de pães.
No Brasil, o pão começou a ser conhecido no século XIX e, entre as variedades existentes, o mais consumido é o pão francês (também conhecido como pão de sal), produzido a partir de uma mistura de farinha, água, fermento e sal. A Pesquisa de Orçamento Familiar (POF – 2008-2009) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), obteve como resultado que, o consumo per capta do pão francês foi de 53 g/dia no território nacional nesse período.
Resposta:
O processo de fermentação foi uma técnica desenvolvida pelos egípcios por volta de 4000 a.C., dando ao pão o aspecto pelo qual o conhecemos hoje em dia. Por ser um produto extremamente necessário à alimentação, ele foi usado durante muitos séculos também como moeda.
Explicação:
Ta certo cofia