Quem governa nas civilizações Astecas e Mais?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os astecas viviam organizados em uma estrutura política formada por 38 províncias. Além disso, desenvolveram uma complexa arquitetura e organização urbanística, demonstrando um profundo conhecimento matemático. A cidade de Tenochtitlán (hoje Cidade do México) foi construída sobre ilhotas no lago Texcoco, o que demonstra as capacidades para edificações urbanas dessa civilização. Possivelmente, esses conhecimentos foram decorrentes do contato com os maias, que habitavam a mesma região mesoamericana. O calendário utilizado pelos astecas era o mesmo que os maias haviam desenvolvido, muito mais preciso que os calendários europeus.
A diferença era que, para os astecas, no calendário havia uma convicção religiosa de que a cada 52 anos haveria a possibilidade do Sol deixar de nascer, o que poderia representar o fim da civilização. Quando o conquistador espanhol Hernán Cortez chegou à região, houve a coincidência do fato ocorrer em um destes anos apocalípticos. O fato dos espanhóis chegarem também com seus cavalos – animais desconhecidos pelos astecas – fortaleceu a crença de que os europeus eram enviados dos deuses.
Tal situação possibilitou a Cortez deslocar-se pelo império, conhecer os povos subjugados pelos astecas e estabelecer alianças com eles, no intuito de derrotá-los militarmente. Em 1519, Cortez e seus 600 homens munidos de forte armamento puderam derrotar as forças militares astecas após dois meses de sangrentas batalhas. Iniciava-se, neste momento, a dominação espanhola sobre a região.
A autonomia conseguida pelos astecas sobre os povos vizinhos a partir do século XV foi encerrada no governo de Montezuma II. No combate entre os povos que erigiam seus impérios através da força e violência militar, os espanhóis acabaram se sobressaindo sobre os astecas
Explicação: