História, perguntado por julianascimento261, 6 meses atrás

Quem fundou o islamismo e em que se fundamenta essa religião? Sem esquecer de falar sobre o Alcorão. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por lucascaetano2012
2

Resposta:

O islamismo é uma religião surgida na Península Arábica, no começo do século VII, por meio de Muhammad (conhecido em português como Maomé). Essa crença religiosa atualmente é a segunda maior do mundo, possuindo cerca de 1,8 bilhão de fiéis, a maioria deles localizada no continente asiático e africano.

Explicação:

Alcorão Al Quran ou Corão significa recitações. Contém as revelações místicas de Maomé. Segundo o profeta, o Alcorão, também chamado livro de Deus (Kitab Alah), não deveria ser traduzido, pois seria inspirado por Deus. Num total de 114 suratas (capítulos) e 6.216 aiat (versículos), o Alcorão é um conjunto de dogmas e preceitos morais e, segundo os muçulmanos, é a única fonte do direito, da moral, da administração, etc.

É, na realidade, uma mistura de zoroatrismo, judaísmo, budismo, confucionismo e ainda boas porções do Novo Testamento, interpretados pela fértil mente de Maomé.

Suna:Coleção de tradições (provérbios morais e anedotas) que identificam a tradição árabe com o islamismo.

Ijma:Estabelece a crença de que a maioria dos muçulmanos não poderia concordar em erro. O alcorão, a Suna e o Ijma são três alicerces da doutrina islâmica.

Doutrinas Trindade:O islamismo não aceita a doutrina cristã da Trindade. Acredita no Espírito Santo como uma força emanada de Deus e vê  em Jesus Cristo apenas um profeta posterior a João Batista.

Deus: O islamismo prega a unidade de Deus e também a Sua unicidade, na qual todas as coisas criadas existiram na dependência de Deus, em obediência ao poder criador e sustentador. Daí a palavra muçulmano significar o que vive a sua vida de acordo com a vontade de Deus e Islã, submissão a Deus. Seria o mesmo Deus de Abraão, contudo, teria terminado sua revelação em Maomé.

Jesus Cristo: Maomé é considerado o último dos profetas, aquele que veio depois de Adão, Noé, Abraão, Moisés e Jesus. Nesse caso, nega a Jesus todos os atributos e conceitos que o cristianismo Lhe dá ou Lhe atribui.

Céu:O Céu é, para os muçulmanos, um superoásis; o sonho de um povo que vive no deserto. Nele, os bem-aventurados que seguiram os preceitos do Senhor, encontrariam rios de leite, mel, vinho e multidões de virgens com olhos negros de gazeta… A situação inferior ocupada pela mulher nos clãs particulares dos beduínos seria perpetuada no Céu. Os soldados mortos em guerra santa para expandir o Islã teriam entrada garantida nos supostos oito círculos do paraíso, mesmo antes do julgamento final.

Inferno: O inferno para o islamismo nada tem de especial; apenas leo fervente e fogo para aqueles que não seguiram os preceitos de Alá.

Oração: Os muçulmanos rezam cinco vezes por dia. Nas orações que têm por objetivo dar graças e glorificar a Alá (Deus).

Imagens: Homens, animais, plantas e pedras são criação divina e, por isso, os homens não devem recriá-los.

Predestinação: Para os muçulmanos, o homem tem um destino traçado e, por isso, quando acontece um fato qualquer, o árabe costuma dizer: Estava escrito!.

Guerra: Chamava-se guerra santa toda aquela promovida com a finalidade de expansão do islamismo.

Perguntas interessantes