Quem foram os responsáveis pelo genocídio dos povos pré-colombianos
Soluções para a tarefa
GENOCÍDIO DOS PRA-COLOMBINOS =Antes de saber do genocídio dos pré-colombianos, saiba que os povos pré-colombianos, desde os canibais até os dos grandes impérios, foram praticamente dizimados. Dos 80 milhões de nativos estimados no momento da chegada dos europeus, restaram menos de 10 milhões de habitantes um século depois.
Essa destruição não foi realizada apenas pelos espanhóis, embora esses se sobressaíssem, porque ocuparam um território muito maior e infinitamente mais povoado. Todos os europeus que se estabeleceram na América – uns mais, outros menos, – foram responsáveis pelo genocídio dos pré-colombianos.
Ao fim do período colonial, no século, os povos pré-colombianos ainda existiam, em número significativo, nas regiões de impérios bem- povoados, como os que correspondiam aos impérios asteca e inca, ou em regiões ainda impenetráveis para os europeus os sertões do Brasil, o interior da Floresta Amazônica e as regiões montanhosas da cordilheira andina.
Outros locais em que os indígenas viveram razoavelmente sem problemas eram o atual oeste americano, o interior da Argentina e do Uruguai e o Chile, onde praticamente não existia nenhum povoamento europeu.
Mais tarde, quando esses países se tomaram independentes, o povoamento de descendentes europeus intensificou-se e os pré-colombianos também foram massacrados em nome do progresso. Nas Antilhas, menos de uma década depois da conquista espanhola, os indígenas já estavam praticamente extintos.