Sociologia, perguntado por ViniNeckel, 1 ano atrás

quem foram os prinscipais criticos da sociedade capitalista e divulgadores do socialismo

Soluções para a tarefa

Respondido por kathylorraine
5
Basicamente o socialismo denunciava o capitalismo pelo descompromisso social e econômico da coletividade; para os socialistas o enfraquecimento e corrupção estatal se torna pratica iminente no sistema capitalista, pois as grandes organizações econômicas concentram poder em demasia comprometendo a autonomia do Estado nas políticas sociais. 

Além disso, a exploração do proletariado tornava-o escravo de um círculo vicioso de crescimento demográfico e depreciação do valor da mão-de-obra, onde cada vez maiores as famílias para obter maior renda na inserção da prole no mercado de trabalho desvalorizava a força de trabalho pela disparidade entre demanda e oferta. 

No socialismo o Estado, se torna praticamente o único empregador e, pelo menos teoricamente, anularia toda esse aspecto negativo de exploração. Um paradoxo curioso das teorias de Marx e Engels é a de que o socialismo só poderia se sustentar e se desenvolver numa economia capitalista forte. Eles explicaram muito bem o porque, mas como isso nunca chegou a acontecer não se sabe até hoje se estavam certos. 
Perguntas interessantes