História, perguntado por Usuário anônimo, 9 meses atrás

Quem foi Zumbi dos Palmares?


Pernanbuco-PE, 1655-1695 - Nascido e batizado com o nome de Francisco, Zumbi, que recebeu esse nome em homenagem ao Deus da Guerra, tornou-se o símbolo da resistência da luta e do sonho do negro pela liberdade. Neto da princesa Aquatune e sobrinho de Ganga Zumba, ele, que nasceu livre, foi aprisionado aos seis anos de idade e entregue a um missionário português, de quem recebeu os sacramentos; aprendeu português, latim e a ajudar diariamente na celebração da missa.


Mas apesar das tentativas de torná-la “civilizado” , Zumbi escapou em 1670 e, com 15 anos, fugiu para onde 1600 negros, organizados, fundaram a República dos Palmares, que durou mais de 65 anos. Zumbi viveu apenas 40 e se tornou conhecido pela sua destreza, astúcia e estratégia militar, transformando-se herói desse que foi o maior quilombo da História do Brasil, mas não o único.


Um reino (ou república, na visão de alguns historiadores) auto-sustentável, formado por escravos fugidos das fazendas brasileiras e que ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal, no interior da Bahia, hoje estado de Alagoas. Naquele momento, sua população alcançava por volta de 20 mil pessoas.


Por volta de 1678, o governador da Capitania de Pernambuco, cansado do longo conflito com o Quilombo dos Palmares, se aproximou do líder dos Palmares, Ganga Zumba, com uma oferta de paz.

Foi oferecida a liberdade para todos os negros nascidos em Palmares se o Quilombo se submetesse á autoridade da Coroa portuguesa. A proposta foi aceita.


Mas Zumbi olhava os portugueses com desconfiança. Ele se recusou a aceitar a liberdade para as pessoas do Quilombo enquanto outros negros eram escravizados. Ele, então, desafiou a liderança de Ganga Zumba. E, prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, torna-se o novo líder do Quilombo dos Palmares, com apenas 23 anos de idade.


Zumbi, o rei, lutou 17 anos seguidos contra as expedições escravizadoras. Lutou ferrenha e organizadamente por mais de dois anos contra o temido bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, que foi chamado para organizar a invasão do Quilombo. Em 6 de fevereiro de 1694 a capital dos Palmares foi destruída e Zumbi ferido.


Apesar de ter sobrevivido, acaba traído por Antonio Soares e é surpreendido pelo capitão Mendonça Furtado em seu reduto. Apunhalado, resiste, mas é morto com mais 20 guerreiros. Sua cabeça foi cortada, salgada e levada ao governador de Pernambuco, Caetano Melo e Castro.


Em Recife, a cabeça do líder do Quilombo dos Palmares foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi. Ele foi morto no dia 20 de novembro de 1695, na Serra de dois Irmãos, em Viçosa e é, hoje, para os brasileiros, um símbolo de resistência. Esse dia se transformou em um marco da luta do negro pela liberdade. Em 1995, a data de sua morte foi adotada como o Dia da Consciência Negra e é feriado em mais de duzentas cidades brasileiras.


Fonte: Livro SOCIEDADE EM CONSTRUÇÃO

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Soluções para a tarefa

Respondido por kidTeletubbies
0

Resposta:

um. zumbi que subia os. palmares

Explicação:

esse poema é pra você. Para te mostrar a minha intenção

De te atender se fores me chamar

E jamais te abandonar na solidão.

Perguntas interessantes