História, perguntado por alice553064, 11 meses atrás

quem foi Tucididas resumido pfv ​


rayssa9690: foi um historiador da Grécia Antiga. Escreveu a História da Guerra do Peloponeso, da qual foi testemunha e participante, em que, em oito volumes, conta a guerra entre Esparta e Atenas ocorrida no século V a.C..

Soluções para a tarefa

Respondido por c7sene
3

Historiador da Grécia Antiga, ele escreveu a "História da Guerra do Peloponeso", onde registrou a luta que ocorreu entre Esparta e Atenas, no séc.V a. C.  Durante as lutas entre Esparta e Atenas, Tucídides, o general, foi encarregado de defender a costa da Trácia.

Em dezembro de 424 a.C. os espartanos tomaram o porto de Íon, na cidade de Anfípole, e Tucídides não conseguiu derrotar os invasores.  Os atenienses não lhe perdoaram. Ele foi considerado traidor, o que lhe valeu um longo exílio de vinte anos na Trácia.

Respondido por laurafigueiredo24
2

Oieh :3

Boa noite

Aí vai =)

Escreveu a História da Guerra do Peloponeso, da qual foi testemunha e participante,[nota 1][1] em que, em oito volumes, conta a guerra entre Esparta e Atenas ocorrida no século V a.C.. Preocupado com a imparcialidade, ele relata os fatos com concisão e procura explicar-lhes as causas. Tucídides escreveu essa obra pois pensava a Guerra do Peloponeso como um acontecimento de grande relevância para a história da Grécia, mais do que qualquer outra guerra anterior. Esta sua obra é vista no mundo inteiro como um clássico, e representa a primeira obra de seu estilo.

A obra de Tucídides foi revalorizada no ocidente devido à tradução da História da Guerra do Peloponeso para o inglês, por Thomas Hobbes.[2]

Tucídides também foi um dos primeiros a notar que as pessoas que sobreviviam às epidemias de peste em Atenas eram poupadas durante os surtos posteriores da mesma doença, conhecimento importante que num futuro remoto seria a base da vacinação. Portanto, considera-se que por conta de sua imparcialidade analítica Tucídides foi um dos pais da ciência histórica. Sua imparcialidade o levou a negar a influência de deuses em suas analises, o que gerou seu exílio de Atenas.

Pelo foco no problema da guerra e devido à análise dos conflitos entre as Pólis da Grécia Antiga, a corrente de pensamento teórico realista das Relações Internacionais, no século XX, passou a considerar Tucídides como o "avô" do próprio realismo.

Perguntas interessantes