História, perguntado por AmandagMarim2429, 10 meses atrás

Quem foi tales de mileto?

Quais foram os seas principais aportes e frases

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

A biografia de Tales de Mileto pode ser resumida dizendo que ele foi um pensador grego que viveu entre 624 a.C. a 548 a.C., sendo considerado como o primeiro dos filósofos. Além de filósofo, foi também matemático e astrônomo, tendo deixado como herança, entre outras coisas, o Teorema de Tales. De modo que, se quiséssemos responder rapidamente, a pergunta "Quem foi Tales de Mileto?" poderíamos dizer: Pai da Filosofia e importante matemático grego.

Defendia a adoção do discurso racional em lugar do discurso mítico, marcando uma ruptura no modo como os gregos explicavam os fenômenos naturais: no modelo mítico, os fenômenos são explicados por meio da vontade dos deuses – chove pois assim os deuses o querem, por exemplo -, enquanto que no modelo racional a explicação deve partir da observação da natureza, de modo que tudo teria uma causa mecânica.

Na Astronomia, Tales é creditado como sendo o primeiro grego a defender a ideia de que a Terra era redonda e que a lua era iluminada pelo sol. Na matemática, fez importantes descobertas no campo da geometria, sendo considerado um pioneiro neste campo entre os gregos.

Enquanto filósofo, Tales defendeu o princípio de que a arché – o princípio de todas as coisas – era a água, acreditando poder demonstrar, assim, a origem do mundo e da vida. A defesa de um princípio do tipo era comum na época, mas Tales se destaca por ter feito isto antes dos demais, rompendo com a mitologia à procura de um princípio racional.

O Teorema de Tales, sua maior herança, determina haver uma proporção entre as medidas de segmentos de retas em que há o encontro entre duas retas paralelas e duas retas tranversais. A partir disto era possível, por exemplo, medir a altura de um pirâmide ou estabelecer um princípio geométrico racional para calcular o comprimento de um segmento gigantesco medindo apenas um pequeno espaço.

São atribuídos a Tales aforismos como “Nunca faças o que te desagrada ver fazer a outros”, uma das formulações possíveis da Regra de Ouro, um dos princípios da ética, “Tomai para vós os conselhos que dás a outros”, assumindo que aquilo que valia para outros valia também para si, e “muitas palavras não indicam necessariamente sabedoria”, que marcava justamente a sua contraposição, por exemplo, a noção de que os mitos deveriam ser respeitados como verdades absolutas pois assim diziam os anciãos.

Mais sobre o pioneirismo filosófico de Tales em:

https://brainly.com.br/tarefa/8799594

Anexos:
Perguntas interessantes